Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFRN

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  • O que é?

    Se você deseja fazer um curso de Graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte você precisa, após aprovado em processo seletivo, matricular-se no curso escolhido por meio deste serviço.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos

    Ter ensino médio completo e ter sido aprovado em processo seletivo.

    Não ter matrícula ativa em curso de graduação no IFRN ou em outra instituição pública federal. Caso o curso seja no IFRN, deverá ser solicitado o cancelamento de matrícula do vínculo anterior, antes de proceder com o processo de matrícula através deste canal digital.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher Formulário de Solicitação de Matrícula

      Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento da matrícula através de mensagem de e-mail ou consulta ao serviço no portal GOV.BR. O candidato deverá observar a documentação exigida, primando por anexar apenas documentos legíveis. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Carteira de identidade ou de motorista

      • Certidão de casamento ou de nascimento

      • Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso de maiores de 18 anos e menores de 45 anos, do sexo masculino

      • Foto 3x4 (recente e escaneada, em boa resolução)

      • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral referente à última eleição (escaneada) ou certidão de quitação eleitoral emitida no Site do TSE, para maiores de 18 anos.

      • Declaração/certidão/certificado/diploma ou histórico de conclusão do ensino médio

      Canais de prestação

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja fora do ar entrar em contato através do Fale Conosco

      Para atendimento presencial

        Presencial : 

      Caso o cidadão não possua acesso a internet ou preferia o atendimento presencial, deverá se deslocar até o Campus em que foi aprovado para realizar o procedimento de matrícula.

      Tempo estimado de espera Até 3 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Em média 20 minuto(s)
    2. Aguardar processamento de matrícula

      Nessa etapa a Secretaria Acadêmica do curso irá validar as informações e documentos fornecidos. Caso seja encontrado alguma problema, será enviado uma mensagem para o e-mail cadastrado contendo o link de acesso para correção. Observar que todas as informações prestadas são de responsabilidade do cidadão ao preencher o formulário de matrícula. O cidadão deverá providenciar a correção dentro do prazo estabelecido no edital, sob pena de ter seu pedido de matrícula indeferido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Mesmo sistema de acesso ao preenchimento do formulário de matrícula e através do e-mail informado no cadastro.

      Acesse aqui. 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja fora do ar entrar em contato através do Fale Conosco

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) corrido(s)
    3. Receber Comprovante de Matrícula

      Nesse etapa, caso todos os dados tenha sido validados pela Secretaria Acadêmica, o cidadão receberá por e-mail o comprovante de matrícula, contendo as informações para acesso ao sistema acadêmico da instituição.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Será enviado e-mail com o comprovante de matrícula. O cidadão poderá ainda avaliar o serviço através do Portal GOV.BR

      Tempo de duração da etapa

      Até 2 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 3 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A documentação será avaliada para Secretaria Acadêmica do Campus na qual o candidato foi aprovado. O candidato deverá acompanhar o seu e-mail para saber como a solicitação está sendo processada.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para entrar em contato utilize o Fale Conosco

     


    Este é um serviço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:





     

      • Urbanidade;

     

      • Respeito;

     

      • Acessibilidade;

     

      • Cortesia;

     

      • Presunção da boa-fé do usuário;

     

      • Igualdade;

     

      • Eficiência;

     

      • Segurança; e

     

      • Ética.

     


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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