Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Matricular-se em cursos de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFAL

Matricular-se em cursos de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFAL

Info

Educação e Pesquisa

Gestão Educacional > Instituições de Ensino Superior
Matricular-se em cursos de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFAL (MATRGRADIFAL) " ENEM SiSU" , " Graduação no IFAL" , " Curso Superior"
Iniciar
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A matrícula é o vínculo formal do aluno com o Instituto e ocorre quando o aluno ingressa em algum curso de educação superior de graduação do Ifal, nas modalidades presencial ou a distância.

    Para a realização da matrícula é necessário que o cidadão tenha participado do processo seletivo, tenha sido convocado para efetivação de sua matrícula e apresente os documentos exigidos dentro do prazo disposto nos editais de convocação.

    O cidadão deve ficar bastante atento aos prazos dispostos nos editais de convocação, pois apenas nos dias estabelecidos e definidos nesses documentos oficiais que as matrículas poderão ser realizadas.

    As convocações para matrícula ocorrem até que o número de vagas seja preenchido, portanto, pode ocorrer uma ou mais chamadas durante o período de matrículas.

    Veja a relação de cursos ofertados pelo Ifal clicando aqui: https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/ensino/cursos

    Para acessar os editais dos cursos de Graduação, acesse aqui: https://exame.ifal.edu.br

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos brasileiros e estrangeiros, na forma da lei, aprovados em processo seletivo e convocados para efetivação da matrícula.

     

    • Ter ensino médio completo até a data da matrícula;

    • Não ter matrícula ativa em curso de graduação em outra instituição pública. A Lei Federal nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, duas vagas, simultaneamente, em cursos de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional. Caso o curso seja no IFAL, deverá ser solicitado o cancelamento de matrícula do vínculo anterior, antes de proceder com o processo de matrícula;

    • Ser aprovado no processo seletivo;

    • Demais critérios estabelecidos em edital específico publicado pela instituição.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Envio da documentação

      A(o) candidata(o) convocada(o) deverá ficar atento ao procedimento para o envio online ou entrega presencial da documentação necessária para realização da matrícula em um dos campi do IFAL, conforme edital. A(O) candidata(o) convocada(o) deverá observar a documentação exigida, primando por anexar/entregar apenas documentos legíveis.

      Após o prazo de convocação para matrícula, caso a(o) candidata(o) não apresente todos os documentos exigidos no edital, terá a sua matrícula indeferida.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Presencial: no Campus para a(o) qual(o) a(o) candidata(o) se inscreveu no processo seletivo procurar a Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Diretoria/Departamento/Coordenação de Apoio Acadêmico.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

        Web : 

      Preenchimento do formulário de matrícula e envio da documentação pode ser realizado no link disponibilizado no edital.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema estiver indisponível, entrar em contato com a Coordenação de Registro Acadêmico do Campus ofertante do curso pelo telefone e/ou e-mail fornecidos na página do Ifal, disponível em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Carteira de identidade;

      • Comprovante de endereço/residência atualizado;

      • Comprovante de renda dos integrantes da família;

      • Comprovante de quitação eleitoral;

      • CPF;

      • Declaração de Composição Familiar;

      • Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, para matrícula nos cursos de graduação;

      • Certidão de Nascimento ou Casamento;

      • Documento que comprove a situação de regularidade com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino;

      • Formulário de Matrícula on-line devidamente preenchido e assinado pela/o estudante maior de 18 anos ou responsável, para os/as menores de 18 anos; 

      • 02 (duas) fotos 3 x 4 – de frente, idênticas e recentes;

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Análise dos documentos e análise das solicitações

      A Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Diretoria/Departamento/Coordenação de Apoio Acadêmico do campus fará a conferência e análise dos documentos apresentados. O resultado preliminar sobre as documentações entregues será publicado para que, caso haja algum problema, sejam feitas as devidas correções, dentro do prazo estabelecido no edital, sob pena de ter seu pedido de matrícula indeferido. Todas as informações prestadas são de responsabilidade do cidadão.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://exame.ifal.edu.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber o comprovante de matrícula

      Nessa etapa, caso todos os dados tenham sido validados pela Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Diretoria/Departamento/Coordenação de Apoio Acadêmico do campus ofertante do curso, o cidadão receberá o comprovante de matrícula, contendo as informações para acesso ao sistema acadêmico da instituição.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para a MATRÍCULA INICIAL, a/o candidata/o, após o prazo de convocação para matrícula, caso não apresente todos os documentos exigidos no edital, terá a sua matrícula indeferida.

    Para a RENOVAÇÃO de MATRÍCULA, a/o Estudante terá o seu status alterado de ativo para cancelado, caso não realize a renovação regular dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico do campus.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Com a Coordenação de Registro Acadêmico e/ou Coordenação/Departamento/Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus ofertante do curso. Acesse os contatos do Ifal em https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    PRAZO: Consultar o edital de processo seletivo para ingresso em cursos de Graduação.

    SETOR RESPONSÁVEL: Direção/Departamento de ensino do campus.

    PRIORIDADE DE ATENDIMENTO: Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;

    • Respeito;

    • Acessibilidade;

    • Cortesia;

    • Presunção da boa-fé do usuário;

    • Igualdade;

    • Eficiência;

    • Segurança; e

    • Ética

    • Urbanidade;

    • Respeito;

    • Acessibilidade;

    • Cortesia;

    • Presunção da boa-fé do usuário;

    • Igualdade;

    • Eficiência;

    • Segurança; e

    • Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Matricular-se em cursos de graduação - UFTM
  • Participar de processo seletivo para curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFAL
  • Participar de processo seletivo para curso de Educação à Distância - IFAL
  • Matricular-se em curso de Pós-Graduação - IFAL
  • Solicitar ingresso nos cursos de graduação da modalidade de Educação à Distância - UFRB
  • Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (EJA, Integrado e Subsequente) - IFAL
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: GraduaçãoCurso SuperiorMatrícula
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
75% 25%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca