O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Se você deseja fazer um curso de Educação Superior de Graduação neste Instituto, você precisa, após aprovado em processo seletivo, matricular-se no curso escolhido por meio deste serviço. O sistema de MATRÍCULA consiste em um sistema de envio online da documentação necessária para realização da matrícula em cursos de Graduação em um dos campi do IFAL, conforme divulgado em edital de processo seletivo para ingresso em cursos superiores.
-
Quem pode utilizar este serviço?
A MATRÍCULA será disponibilizada para cidadãos aprovados e convocados em processos seletivos para ingresso em cursos de Graduação no IFAL.
Aprovação e convocação em processos seletivos para ingresso em cursos de Graduação no IFAL.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Matrícula.
O sistema de MATRÍCULA consiste em um sistema de envio online da documentação necessária para realização da matrícula em cursos de Graduação em um dos campi do IFAL , conforme divulgado em edital de processo seletivo para ingresso em cursos superiores.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Carteira de identidade;
-
Comprovante de endereço/residência atualizado;
-
Comprovante de renda dos integrantes da família;
-
Comprovante de quitação eleitoral;
-
CPF;
-
Declaração de Composição Familiar;
-
Histórico escolar e Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
-
Certidão de Nascimento ou Casamento;
-
Documento que comprove a situação de regularidade com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino;
-
Formulário de Matrícula on-line devidamente preenchido e assinado pela/o estudante maior de 18 anos ou responsável, para os/as menores de 18 anos;
Tempo de duração da etapa
Entre 2 e 7 dia(s) corrido(s) -
-
Matrícula.
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Entre 2 e 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoPara a MATRÍCULA INICIAL, a/o candidata/o, após o prazo de convocação para matrícula, caso não apresente todos os documentos exigidos no edital, terá a sua matrícula indeferida.
Para a RENOVAÇÃO de MATRÍCULA, a/o Estudante terá o seu status alterado de ativo para cancelado, caso não realize a renovação regular dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico do campus.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoReitoria - Departamento de Seleção de Ingressos. E-mail: dsi@ifal.edu.br
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Informações adicionais ao tempo de validadePRAZO: Consultar o edital de processo seletivo para ingresso em cursos de Graduação.
SETOR RESPONSÁVEL: Direção/Departamento de ensino do campus.
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO: Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço