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Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - Cefet/RJ

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Acesso
Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - Cefet/RJ " Matrícula"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Se você deseja fazer um curso de Educação Superior de Graduação nesta instituição, você precisa, após aprovado em processo seletivo, matricular-se no curso escolhido por meio deste serviço.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos

    Ter Ensino Médio completo e ter sido aprovado em processo seletivo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher formulário de solicitação de matrícula

      Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital, primando por anexar apenas documentos legíveis.

      O candidato também deve atentar para as exigências de matrícula presentes no Edital (que foi publicado no página do concurso).

      Canais de prestação

        Web : 

      Clique no botão Iniciar ao lado do título deste serviço.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em qualquer momento da realização da matrícula, em caso de dúvidas, os candidatos poderão enviar e-mail às secretarias responsáveis: 

      • campus Maracanã - derac@cefet-rj.br
      • campus Angra dos Reis - serac.tecnicoangra@cefet-rj.br
      • campus Itaguaí - graduacaosecretaria@cefet-rj.br 
      • campus Maria da Graça - serac.mariadagraca@cefet-rj.br
      • campus Nova Friburgo - secretaria.nf@cefet-rj.br
      • campus Nova Iguaçu - serac.ni@cefet-rj.br
      • campus Petrópolis - serac.petropolis@cefet-rj.br
      • campus Valença - serac.va@cefet-rj.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Certidão de nascimento e/ou casamento

      • Documento oficial de identidade

      • CPF

      • Título de eleitor acompanhado de comprovante da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral disponível no site do TSE para brasileiros maiores de 18 anos

      • Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou ainda certificado de dispensa militar (para brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos)

      • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente

      • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente

      • Duas fotos 3x4 recentes e coloridas

      Candidatos que concorrem as Vagas Reservadas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012
      • Comprovante de que frequentou integralmente o ensino médio em escola da rede pública de ensino

      • Demais documentos previstos em edital para comprovar a condição de vagas reservadas, de acordo com a lei  nº 12.711/2012

      Tempo de duração da etapa

      Em média 1 dia(s) útil(eis)
    2. Aguardar e acompanhar o processamento de matrícula

      Nesta etapa, as secretarias acadêmica irão validar as informações e documentos fornecidos pelos candidatos que devem acompanhar a homologação das matrículas através de consulta ao portal do Cefet/RJ.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o link http://www.cefet-rj.br/index.php/alunos-graduacao.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em qualquer momento da realização da matrícula, em caso de dúvidas, os candidatos poderão enviar e-mail às secretarias responsáveis: 

      • campus Maracanã - derac@cefet-rj.br
      • campus Angra dos Reis - serac.tecnicoangra@cefet-rj.br
      • campus Itaguaí - graduacaosecretaria@cefet-rj.br 
      • campus Maria da Graça - serac.mariadagraca@cefet-rj.br
      • campus Nova Friburgo - secretaria.nf@cefet-rj.br
      • campus Nova Iguaçu - serac.ni@cefet-rj.br
      • campus Petrópolis - serac.petropolis@cefet-rj.br
      • campus Valença - serac.va@cefet-rj.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 5 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 6 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • campus Maracanã - derac@cefet-rj.br
    • campus Angra dos Reis - serac.tecnicoangra@cefet-rj.br
    • campus Itaguaí - graduacaosecretaria@cefet-rj.br 
    • campus Maria da Graça - serac.mariadagraca@cefet-rj.br
    • campus Nova Friburgo - secretaria.nf@cefet-rj.br
    • campus Nova Iguaçu - serac.ni@cefet-rj.br
    • campus Petrópolis - serac.petropolis@cefet-rj.br
    • campus Valença - serac.va@cefet-rj.br

    Este é um serviço do(a) Centro Federal de Educação Tecnológica - Celso Suckow da Fonseca - . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      • Urbanidade; 
      • Respeito; 
      • Acessibilidade; 
      • Cortesia; 
      • Presunção da boa-fé do usuário; 
      • Igualdade; 
      • Eficiência; 
      • Segurança; e 
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Vestibular
  • Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) – IFNMG
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MatrículaGraduaçãoENEMSISU
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