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Matricular-se em Curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFAP

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Matricular-se em Curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFAP
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Avaliação: 4.7 (290)
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Se você deseja fazer um curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, você precisa, após aprovado em processo seletivo, matricular-se no curso escolhido por meio deste serviço.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos

    • Para cursos de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA é necessário ter concluído o Ensino Fundamental;

    • Para cursos Subsequentes, é necessário ter concluído o Ensino Médio;

    • Para cursos da modalidade Integrado/Integral, é necessário ter finalizado o último ano do Ensino Fundamental até a data da matrícula.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher formulário de solicitação de matrícula

      Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como o envio de documentação digitalizada exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento da matrícula através de mensagem de e-mail e consulta ao serviço no portal GOV.BR . O candidato deverá observar a documentação exigida, primando por anexar apenas documentos legíveis.

      Canais de prestação

        Web : 

      Mesmo sistema de acesso ao preenchimento do formulário de matrícula. O candidato deverá observar o e-mail cadastrado, caso seja necessário corrigir algum dado.

      Obs: seus documentos devem estar digitalizados separadamente e possuir no máximo 2MB.

      Acesse aqui.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do sistema entre em contato com a Seção de Gerenciamento de Registro Escolar e Acadêmico da Unidade do IFAP na qual deseja se matricular:

      • seresc.macapa@ifap.edu.br

      • seresc.jari@ifap.edu.br

      • seresc.porto@ifap.edu.br

      • seresc.santana@ifap.edu.br

      • den.oiapoque@ifap.edu.br

        Presencial : 

      Caso o candidato aprovado não tenha acesso a internet e precise realizar a matrícula de forma presencial, deverá se dirigir ao Campus do curso no qual foi aprovado.

      Tempo estimado de espera :  Até 25 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • RG;
        • Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, para homens entre 18 e 45 anos ;
        • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral referente à última eleição (escaneada) ou certidão de quitação eleitoral emitida no Site do TSE , para maiores de 18 anos;
        • Histórico; ou Certificado ou declaração de conclusão da formação exigida no edital;
      Portadores de Necessidades Especiais
      • Laudo médico em caso de Portadores de Necessidades Especiais.

      Ações afirmativas/cotas sociais
        • Documentos exigidos no edital para candidatos que concorrerem a ações afirmativas/cotas sociais.

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 minuto(s)
    2. Aguardar processamento de matrícula

      Nesta etapa a Seção de Gerenciamento de Registro Escolar do campus irá validar as informações e documentos fornecidos. Caso seja encontrado algum problema, será enviado uma mensagem para o e-mail cadastrado contendo o link de acesso para correção. Observar que todas as informações prestadas são de responsabilidade do cidadão ao preencher o formulário de matrícula. O cidadão deverá providenciar a correção dentro do prazo estabelecido no edital, sob pena de ter seu pedido de matrícula indeferido.

      Canais de prestação

        Web : 

      No mesmo sistema de acesso ao preenchimento do formulário de matricula (botão iniciar). O candidato deverá observar o e-mail cadastrado, caso seja necessário corrigir algum problema.

      Acesse aqui.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja fora do ar, entre em contato com: 

      Entre em contato com a Seção de Gerenciamento de Registro Escolar e Acadêmico da Unidade do IFAP na qual deseja se matricular:

      • seresc.macapa@ifap.edu.br

      • seresc.jari@ifap.edu.br

      • seresc.porto@ifap.edu.br

      • seresc.santana@ifap.edu.br

      • den.oiapoque@ifap.edu.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 2 dia(s) corrido(s)
    3. Receber comprovante de matrícula

      Nesta etapa, caso todos os dados tenham sido validados pela Seção de Gerenciamento Escolar, o cidadão receberá por e-mal o comprovante de matrícula contendo as informações para acesso ao sistema acadêmico.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Será enviado um e-mail com o comprovante de matrícula. O cidadão poderá ainda avaliar o serviço através do Portal GOV.BR

      Tempo de duração da etapa

      Até 2 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 20 minuto(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Caso o candidato aprovado não tenha acesso a Internet ou deseje realizar a matrícula de forma presencial, deverá se dirigir ao Campus do curso na qual foi aprovado.


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Participar de Processo Seletivo para curso de educação profissional técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFAP
  • Matricular-se em curso de educação superior de graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFAP
  • Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada - IFAP
  • Participar de processo seletivo para Cursos de Formação Inicial e Continuada - IFAP
  • Obter Diploma ou 2ª via de Diploma - IFAP
  • Participar em processo seletivo para Curso de Pós-graduação - IFAP
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MatrículaIFAPProcesso Seletivo
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