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Matricular-se em cursos de graduação - UFTM

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Educação e Pesquisa

Gestão Educacional > Instituições de Ensino Superior
Matricular-se em cursos de graduação - UFTM " SISU" , " ENEM" , " Ingresso"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 29/10/2025
  • O que é?

    Solicitação de matrícula pelos aprovados nos processos seletivos para vínculo inicial nos cursos de graduação.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Candidatos aprovados dentro do número de vagas, nos processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação.

    Para ingresso nas vagas iniciais: ser aprovado no processo seletivo dentro do número de vagas disponíveis, ter concluído o ensino médio.

    Para ingresso nas vagas para transferência: ser aprovado no processo seletivo dentro do número de vagas disponíveis, ter vínculo em outro curso de graduação reconhecido e em área afim.

    Para ingresso como portador de diploma: ser aprovado no processo seletivo dentro do número de vagas disponíveis, ter concluído curso de graduação reconhecido.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer a matrícula via sistema e fazer upload dos documentos digitalizados no sistema.

      Preenchimento de cadastro com dados pessoais e de conclusão do ensino médio ou conclusão de graduação anterior (para Portadores de Diploma) e carregamento da documentação digitalizada no sistema.

      Canais de prestação

        Web : 

      SISU: Acesse o site
      Transferência: Acesse o site
      Portador de diploma: Acesse o site
      Reoferta de vagas iniciais, LECampo, Refugiados: Acesse o site
      Pedagogia, Banco de Dados e Matemática Ead Semipresencial: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      matricula.drca@uftm.edu.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentos obrigatórios: Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Quitação Eleitoral, comprovante de endereço e foto recente. Conforme o caso, podem ser exigidos documentos adicionais, como históricos e diplomas de cursos anteriores, parecer de equivalência, laudos, declarações e comprovantes específicos previstos em edital.

      Procedimento INTERNO de análise da documentação e conferência de cadastro
      • Analisar se os documentos enviados estão de acordo com o exigido, conferir o cadastro de dados e realizar as correções cadastrais.
        Em caso de documentação errada ou incompleta, devolver o requerimento, via sistema, para o candidato fazer as correções.

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 3 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Candidatos de ampla concorrência: até 3 dias após o encerramento do prazo da chamada.

    Candidatos dos grupos de cotas: até 3 dias após divulgação do resultado, quando deferida a matrícula.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    matricula.drca@uftm.edu.br


    Este é um serviço do(a) Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Requerimento deve ser feito estritamente nos prazos definidos em edital. Após conclusão da matrícula, aluno fica vinculado até concluir o curso, cancelar ou ter a matrícula cancelada administrativamente.

    Não será possível finalizar a solicitação de matrícula após o encerramento do prazo previsto na convocação. No horário definido para encerramento da chamada, o sistema é automaticamente bloqueado.


    Legislação
    • https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

      https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

      https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm

      https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14723.htm

      https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MatrículaGraduaçãoUFTM
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