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Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFMT

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Acesso
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Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFMT " Curso Superior" , " Curso de Graduação"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A matrícula web é uma ferramenta que permite que os candidatos aprovados nos processos seletivos do IFMT realizem sua matrícula de forma online, simplificando o processo de ingresso em nossa instituição de ensino. Esse sistema oferece uma interface segura e padronizada para alunos e responsáveis acessem, sem a necessidade de comparecimento presencial. A digitalização do processo reduz burocracias, acelera o atendimento e proporciona maior autonomia aos estudantes na gestão de seus dados acadêmicos.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos brasileiros e estrangeiros conforme previsto em lei.

    É necessário ter concluído o nível de ensino anterior ao da matrícula e ter sido aprovado no processo seletivo.

    Caso o candidato possua matrícula em outra instituição pública de ensino, é necessário que seja cancelada a matrícula anterior antes de dar continuidade ao processo de matrícula por meio deste canal digital.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher Formulário de Solicitação de Matrícula

      Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento da matrícula através do e-mail ou em consulta ao serviço no portal GOV.BR. O candidato deverá observar a documentação exigida, primando por anexar apenas documentos legíveis.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse aqui

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja indisponível, pode entrar em contato com nossa equipe através do e-mail: suporte.academico@ifmt.edu.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Carteira de identidade ou de motorista

      • Número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF

      • Certificado de conclusão do ensino anterior ao da matrícula ou documento equivalente

      • Formulário/censo e termo de consentimento

      Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
      • No caso de maiores de 18 anos e menores de 45 anos, do sexo masculino

      Comprovação de Quitação na Justiça Eleitoral
      • Candidatos brasileiros ou naturalizados, com idade igual ou superior a 18 anos

      Vagas Reservadas
      • Candidatos que concorrem as Vagas Reservadas, devem apresentar a documentação prevista em edital para comprovar a condição de vagas reservadas, de acordo com a lei nº 12.711/2012.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 20 minuto(s)
    2. Aguardar processamento de matrícula

      Nessa etapa a Secretaria Acadêmica do curso irá validar as informações e documentos fornecidos. Caso seja encontrado alguma pendência, será enviado uma mensagem para o e-mail cadastrado contendo o link de acesso para correção. Observar que todas as informações prestadas são de responsabilidade do cidadão ao preencher o formulário de matrícula. O cidadão deverá providenciar a correção dentro do prazo estabelecido no edital, sob pena de ter seu pedido de matrícula indeferido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse aqui

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja indisponível, pode entrar em contato com nossa equipe através do e-mail: suporte.academico@ifmt.edu.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) útil(eis)
    3. Receber comprovante de matrícula

      Nesse etapa, caso todos os dados tenham sido validados pela Secretaria Acadêmica, o candidato receberá por e-mail o comprovante de matrícula, contendo as informações para acesso ao sistema acadêmico da instituição.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Será enviado e-mail com o comprovante de matrícula. O cidadão poderá ainda avaliar o serviço através do Portal GOV.BR

      Tempo de duração da etapa

      Em média 5 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 2 e 7 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    IFMT - Reitoria ( Suporte Acadëmico ) - (65) 3616-4173 - suporte.academico@ifmt.edu.br


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MatriculaEnsino SuperiorGraduaçãoBachareladoLicenciatura
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