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Internar em leitos clínicos e cirúrgicos no HCPA

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Atendimento Especializado
Internar em leitos clínicos e cirúrgicos no HCPA " Leito clínico" , " Leito cirúrgico" , " Internação"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?
    A internação hospitalar é o atendimento em que o paciente permanece em acomodação, nas dependências do hospital, por pelo menos 24 horas, com o objetivo de realizar algum tratamento, exame ou procedimento. A internação é solicitada por médico e pode ocorrer de forma eletiva, por transferência ou  via atendimento de emergência. A assistência no Hospital de Clínicas, como área de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será prestada por professores da UFRGS e demais médicos do Corpo Clínico, com a participação de residentes e estudantes de graduação e pós-graduação da equipe multiprofissional.
  • Quem pode utilizar este serviço?
    Pacientes em atendimento no ambulatório ou emergência do HCPA, ou quando é transferido de outra instituição, regulados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre ou Secretaria Estadual de Saúde (SES) autorizados pelo Núcleo interno de Regulação(NIR).
    Para internação eletiva: Ser paciente no ambulatório do HCPA regulado pela SMS de Porto Alegre; Atender os critérios de internação e prioridade de casos estabelecidos pelo NIR; Disponibilidade de leitos. Para internação via atendimento de Emergência: Atender os critérios de internação e prioridade de casos estabelecidos pelo NIR; Disponibilidade de leitos. Para internação por transferência de outra instituição: Ter sido regulado pela central de leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) ou pela SMS de Porto Alegre. No RS, a SES realiza a regulação do acesso aos leitos de UTI Neonatal, Pediátrico e Adulto por meio de uma central no Complexo Estadual Regulador) Atender os critérios de internação e prioridade de casos estabelecidos pelo NIR; Disponibilidade de leitos.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar a internação eletiva
      O paciente é avisado por telefone sobre a data, hora e local para onde se dirigir no dia previsto para a internação e demais orientações.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Comparecer no setor de admissão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sito à Avenida Protásio Alves nº 211 (entrada pelo Bloco C) na data e hora que lhe foi orientado, juntamente com um acompanhante maior de idade.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento oficial com foto do paciente adulto; Para paciente menor de 18 anos,  apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade acompanhado pelo representante legal (pai ou mãe ou pessoa que tenha a tutela/guarda do paciente); Documento oficial com foto do acompanhante maior de idade, ou do representante legal; Cartão do SUS do paciente.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Realizar a internação via atendimento de Emergência
      A equipe médica da emergência define pela internação do paciente, conforme os critérios e prioridade de casos estabelecidos pelo NIR.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Dirigir-se à emergência do Hospital de Clínicas, sito à Rua Ramiro Barcelos, 2350, Bairro Santa Cecília, Bloco B. O paciente é levado pela equipe de enfermagem da unidade de emergência para a unidade designada.
      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Realizar a internação por transferência de outra instituição
      Transferir de outra Instituição para o Hospital de Clínicas, sito à Rua Ramiro Barcelos, 2350, Bairro Santa Cecília. Ocorre através do sistema de regulação gerenciado pela central de leitos das SES e SMS de Porto Alegre enão há envolvimento direto do paciente no processo.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      O paciente é trazido pelo transporte(ambulância) da instituição de origem, que o leva até a unidade/leito designado pela central de leitos, lá é realizado o cadastro de internação do paciente.
      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone (51)3359-8262 ou (51)3359-8187

    Este é um serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em caso de dúvidas, favor contatá-lo.

    Para registrar reclamações ou sugestões, favor acessar:

    https://www.hcpa.edu.br/fale-conosco/ouvidoria/registre-sua-manifestacao 

    ou envie e-mail para ouvidoria@hcpa.edu.br


    Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança;
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    A priorização dos atendimentos será definida a critério médico de cada equipe assistente responsável pela internação e conforme a  prioridade de casos estabelecidos pelo NIR.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: InternaçãoLeitosInternação hospitalar
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