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Você está aqui: Página Inicial Serviços Habilitar Empresa no Depósito Alfandegado Certificado

Habilitar Empresa no Depósito Alfandegado Certificado

Info

Empresa, Indústria e Comércio

Comércio Exterior > Exportação
Habilitar Empresa no Depósito Alfandegado Certificado (DAC)
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Habilite sua empresa no Regime Aduaneiro Especial de Depósito Alfandegado Certificado (DAC). 

    O DAC possibilita exportações brasileiras sem que a mercadoria efetivamente saia do território nacional.

    O DAC considera exportada, para todos os efeitos fiscais, creditícios e cambiais, a mercadoria nacional depositada em recinto alfandegado, vendida a pessoa sediada no exterior, mediante contrato de entrega no território nacional e à ordem do adquirente. 

    Para mais informações consulte o seguinte manual:

    • Manual de Depósito Alfandegado Certificado
  • Quem pode utilizar este serviço?

    O administrador de local ou recinto alfandegado.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar habilitação

      Para abrir o processo de solicitação de habilitação sua empresa no regime aduaneiro especial de DAC, compareça à unidade da Receita Federal de jurisdição do estabelecimento a ser habilitado.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Verifique a necessidade de agendamento prévio na página da unidade.

      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • A autorização para operar o regime será solicitada ao titular da unidade da Receita Federal com jurisdição sobre o local por meio de processo que deverá conter:
      • requerimento do administrador do recinto (depositário);

      • cópia do documento de identificação do signatário do requerimento, quando for o caso;

      • instrumento de outorga de poderes para representação do depositário, quando for o caso;

      • especificação dos gêneros de cargas a serem armazenadas ao amparo do regime: geral, frigorificada ou a granel; e

      • planta de locação, baixa e de corte da área a ser utilizada no recinto para depósito de mercadoria admitida no regime.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Consultar o resultado do processo

      A habilitação será formalizada em Ato Declaratório Executivo (ADE) publicado no Diário Oficial da União (DOU).

      Se o pedido for negado, você poderá apresentar recurso. O prazo é de 10 (dez) dias e se inicia na data da ciência da decisão. Para isso, junte ao processo o recurso e toda a documentação necessária.

      A decisão final será comunicada por meio de despacho no processo digital e na sua caixa postal do Portal e-CAC.

      Canais de prestação

        Web : 

      Processo digital

        Aplicativo móvel : 

      Apple | Android

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Fale Conosco


    Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Instrução Normativa SRF nº 266, de 23 de dezembro de 2002


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • CPF
    • Nome
    • Telefone
    • Endereço
    • Eventualmente, o operador pode anexar os mais diversos tipos de documentos (contratos particulares, contrato social, conhecimento de carga, faturas...).

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Não é realizado tratamento de dados pessoais sensíveis..

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Prazo indeterminado.

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

    Finalidade do tratamento

    Trata-se de regimes aduaneiros especiais que requerem habilitação prévia para operar no regime, conforme normatização vigente.

    Previsão legal do tratamento

    INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 409, DE 19 DE MARÇO DE 2004;
    INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 266, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002;
    INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 386, DE 14 DE JANEIRO DE 2004;
    INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 241, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2002.

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado o compartilhamento de dados pessoais.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd/termo-de-uso
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Habilitar-se Depósito Alfandegado Certificado.Habilitar-se DAC.Habilitar empresa Depósito Alfandegado Certificado.
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