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Fiscalizar obras financiadas com recursos do Ministério da Saúde (SISMOB Cidadão)

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Informações e Sistemas
Fiscalizar obras financiadas com recursos do Ministério da Saúde (SISMOB Cidadão)
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Última Modificação: 30/09/2025
  • O que é?

    No Portal SISMOB Cidadão você encontrará as obras com financiamento fundo a fundo em execução no seu município e poderá visualizar as informações da obra e, se necessário, fazer uma denúncia caso essas informações não estejam de acordo com a realidade.

    Você pode apoiar o Ministério da Saúde na fiscalização de obras em unidades de saúde, como hospitais, postos de saúde (unidade básica de saúde), UPAs (unidade de pronto atendimento 24 horas), entre outras.

    Acesse a página do SISMOB Cidadão, selecione o seu estado e município e veja a lista de obras da saúde financiadas com recursos do Ministério da Saúde.

     Através do sistema você conseguirá ver as informações de cada obra, como endereço, dados da execução e fotos. Se algo estiver errado ou se você tiver dados complementares, poderá enviar informações por meio do sistema para o Ministério da Saúde.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa que deseja encontrar as obras com financiamento do fundo a fundo do FNS Fundo Nacional de Saúde, para as quais o Ministério da Saúde transfere os recursos em parcelas aos estados e municípios.

    Não é exigido nenhum tipo de autenticação.

     

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o Portal SISMOB

      Para acessar o SISMOB Cidadão, acesse https://sismobcidadao.saude.gov.br/ ou a partir da página inicial do SISMOB, https://portalfns.saude.gov.br/sismob-2-0/

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Selecione o seu estado e município. Clique na obra desejada para ver as informações. Se quiser registrar algo sobre a obra, clique em “Algo parece errado?’, preencha o formulário e envie.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    https://portalfns.saude.gov.br/sismob-2-0/


    Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Autorizar Leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar – LSVP de COVID nas UPAs 24H
  • Solicitar acesso à informação ao Ministério da Saúde
  • Obter apoio e qualificação do Telessaúde
  • Solicitar credenciamento de Equipes de Saúde da Família
  • Habilitar estabelecimento como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional
  • Protocolar documentos junto ao Ministério da Saúde
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: SISMOB CIDADÃOSISMOBPORTAL CIDADÃO
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