O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) realiza parcerias com instituições públicas e privadas para a execução conjunta de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), bem como para a prestação de serviços tecnológicos especializados.
Essas parcerias visam fomentar o avanço científico e tecnológico do setor mineral, com foco em soluções inovadoras, sustentáveis e de alto impacto econômico e social.
O CETEM conta com uma infraestrutura composta por 24 laboratórios e 4 usinas-piloto, organizados em coordenações finalísticas que abrangem diversas áreas do conhecimento e da cadeia produtiva mineral:
- Coordenação de Análises Minerais (COAMI): Caracterização tecnológica de amostras minerais, incluindo análises químicas, mineralógicas, de imagem e desenvolvimento de metodologias analíticas.
- Coordenação de Processamento e Tecnologias Minerais (COPTM): Processamento mineral, modelagem molecular, produção de materiais de referência certificados e PD&I em impactos ambientais e sociais.
- Coordenação de Processos Metalúrgicos e Ambientais (COPMA): Metalurgia extrativa, bioprocessos, mineração urbana, economia circular e sustentabilidade da mineração.
- Coordenação de Rochas Ornamentais (CORON): PD&I em rochas ornamentais e minerais industriais, beneficiamento, reaproveitamento de resíduos e estudos de alterabilidade, com atuação destacada no Núcleo Regional do Espírito Santo.
Para estabelecer uma parceria, é necessário entrar em contato com a coordenação finalística correspondente à área de interesse, discutir a proposta técnica e formalizar o instrumento jurídico apropriado (como Acordo de Parceria, Termo de Execução Descentralizada, Contrato ou Termo de Cooperação).
-
Quem pode utilizar este serviço?
empresas públicas e privadas
Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs)
universidades
órgãos governamentais e demais entidades interessadas em desenvolver projetos de PD&I nas áreas de atuação do CETEM.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Entrar em contato com a coordenação finalística
O interessado deve entrar em contato com a coordenação técnica responsável pela área de pesquisa relacionada ao projeto pretendido, para discutir a proposta inicial e avaliar a viabilidade técnica.
Canais de prestação
E-mail :Contatos disponíveis aqui
Presencial :Av. Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária - RJ
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Negociar proposta
A equipe técnica do CETEM avaliará a proposta, podendo propor ajustes técnicos, operacionais e financeiros. Após o alinhamento, será definido o instrumento jurídico adequado à parceria.
Canais de prestação
E-mail :Contatos disponíveis aqui
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Formalizar o acordo de parceria
Após a aprovação técnica e institucional, o processo é formalizado por meio da assinatura do instrumento jurídico correspondente, que estabelece as responsabilidades, prazos e condições de execução do projeto.
Canais de prestação
E-mail :Contatos disponíveis aqui
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Entrar em contato com a coordenação finalística
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoNúcleo de Inovação Tecnológica – E-mail nit@cetem.gov.br ou coordenações finalísticas, cujos endereços eletrônicos se encontram nesta página.
Este é um serviço do(a) Centro de Tecnologia Mineral . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço