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Realizar acordo com o CETEM para prestação de serviços ou realização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

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Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Calibração, processos e experimentos
Realizar acordo com o CETEM para prestação de serviços ou realização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
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Última Modificação: 15/12/2025
  • O que é?

    O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) realiza parcerias com instituições públicas e privadas para a execução conjunta de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), bem como para a prestação de serviços tecnológicos especializados.

    Essas parcerias visam fomentar o avanço científico e tecnológico do setor mineral, com foco em soluções inovadoras, sustentáveis e de alto impacto econômico e social.

    O CETEM conta com uma infraestrutura composta por 24 laboratórios e 4 usinas-piloto, organizados em coordenações finalísticas que abrangem diversas áreas do conhecimento e da cadeia produtiva mineral:

    • Coordenação de Análises Minerais (COAMI): Caracterização tecnológica de amostras minerais, incluindo análises químicas, mineralógicas, de imagem e desenvolvimento de metodologias analíticas.
    • Coordenação de Processamento e Tecnologias Minerais (COPTM): Processamento mineral, modelagem molecular, produção de materiais de referência certificados e PD&I em impactos ambientais e sociais.
    • Coordenação de Processos Metalúrgicos e Ambientais (COPMA): Metalurgia extrativa, bioprocessos, mineração urbana, economia circular e sustentabilidade da mineração.
    • Coordenação de Rochas Ornamentais (CORON): PD&I em rochas ornamentais e minerais industriais, beneficiamento, reaproveitamento de resíduos e estudos de alterabilidade, com atuação destacada no Núcleo Regional do Espírito Santo.

    Para estabelecer uma parceria, é necessário entrar em contato com a coordenação finalística correspondente à área de interesse, discutir a proposta técnica e formalizar o instrumento jurídico apropriado (como Acordo de Parceria, Termo de Execução Descentralizada, Contrato ou Termo de Cooperação).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    empresas públicas e privadas

    Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs)

    universidades

    órgãos governamentais e demais entidades interessadas em desenvolver projetos de PD&I nas áreas de atuação do CETEM.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Entrar em contato com a coordenação finalística

      O interessado deve entrar em contato com a coordenação técnica responsável pela área de pesquisa relacionada ao projeto pretendido, para discutir a proposta inicial e avaliar a viabilidade técnica.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Contatos disponíveis aqui

        Presencial : 

      Av. Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária - RJ

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Negociar proposta

      A equipe técnica do CETEM avaliará a proposta, podendo propor ajustes técnicos, operacionais e financeiros. Após o alinhamento, será definido o instrumento jurídico adequado à parceria.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Contatos disponíveis aqui

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Formalizar o acordo de parceria

      Após a aprovação técnica e institucional, o processo é formalizado por meio da assinatura do instrumento jurídico correspondente, que estabelece as responsabilidades, prazos e condições de execução do projeto.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Contatos disponíveis aqui

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Núcleo de Inovação Tecnológica – E-mail nit@cetem.gov.br  ou coordenações finalísticas, cujos endereços eletrônicos se encontram nesta página.


    Este é um serviço do(a) Centro de Tecnologia Mineral . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ParceriasDesenvolvimento tecnológicoPesquisaInovaçãoTecnologia mineralProcessamento mineral
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