Fazer cursos à distância de educação continuada na Polícia Federal (ANP Cidadã)
Solicitar
Última Modificação: 06/03/2020
  • O que é?

    Os cursos à distância de educação continuada na Polícia Federal são eventos de aprendizagem de curta duração que visam o aprimoramento de servidores de outros órgãos, prestadores de serviço, assim como do público em geral, em temas como Gestão, Saúde e Segurança Pública. Os cursos são ofertados ao público por meio de turmas abertas e para servidores de outros órgãos ou prestadores de serviços por meio de turmas exclusivas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    No catálogo de cursos podem ser encontrados aqueles de livre inscrição, abertos à qualquer cidadão, assim como aqueles restritos a públicos específicos, como servidores de órgãos policiais ou prestadores de serviço. 

    Para acessar o serviço, o solicitante precisa cadastrar-se na plataforma ANP Cidadã. Após o cadastro, o interessado poderá se inscrever diretamente em qualquer curso de livre inscrição disponível. Para participar de cursos com acesso restrito, pode ser exigida do interessado a comprovação de que faz parte de um grupo específico, a depender da exigência específica do curso (ex.: é servidor de um órgão policial, ou presta serviços para a Polícia Federal, ou é perito criminal lotado em laboratório de genética forense, etc).

     

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar-se na plataforma ANP Cidadã

      Para acessar o serviço, o solicitante precisa cadastrar-se na plataforma ANP Cidadã. Para o cadastro, é necessário informar nome completo, número de CPF, endereço eletrônico de correspondência (e-mail), sexo, data de nascimento, renda familiar mensal, nível de escolaridade, cidade, estado e país de residência.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • O número do Cadastro de Pessoa Física é necessário para o cadastro.

      Canais de prestação

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 minuto(s)
    2. Inscrever-se nos cursos

      O interessado poderá se inscrever diretamente em qualquer curso de livre inscrição disponível no catálogo. Para tanto, basta selecionar o curso e clicar no botão "Inscreva-me".

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Cursos com acesso restrito
      • Alguns cursos oferecidos na ANP Cidadã têm como público alvo grupos específicos, como servidores de órgãos policiais, prestadores de serviço para a Polícia Federal, servidores da Justiça e Ministério Público, etc.

        Para participar de cursos com acesso restrito, pode ser exigido do interessado comprovante adicional de que faz parte do público-alvo.

      Canais de prestação

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 minuto(s)
    3. Fazer o curso

      Os cursos oferecidos ficam disponíveis no máximo 6 meses. O aluno poderá fazer o curso desde o momento da inscrição até a data final prevista. 

      Canais de prestação

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Cada curso possui uma carga horária estimada para sua conclusão (ex.: 20 horas, 40 horas, 60 horas). O tempo de conclusão poderá variar de aluno para aluno, pois as atividades desenvolvidas são de Educação à Distância e são assíncronas.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: anpcidada@dpf.gov.br   


    Este é um serviço do Ministério da Justiça e Segurança Pública . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Esta informação foi útil para você?