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Você está aqui: Página Inicial Serviços Enviar Proposta de Aquisição de Imóvel da União

Enviar Proposta de Aquisição de Imóvel da União

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Patrimônio da União
Enviar Proposta de Aquisição de Imóvel da União " Aquisição de Imóvel da União"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Formalizar proposta de interesse em aquisição de imóvel da União que não estejam inscritos em regime enfitêutico ou em ocupação, na forma da Portaria SPU nº 19.832, de 25 de agosto de 2020.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas Físicas ou representantes legais de Pessoas Jurídicas:

    que desejam apresentar proposta de aquisição de imóveis da União que não estejam inscritos em regime enfitêutico ou em ocupação.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher e Enviar Proposta de Aquisição de Imóvel

      O proponente registra a sua proposta de interesse, cadastrando seus dados e dados do imóvel objeto da análise em formulário eletrônico específico. Opcionalmente, podem ser anexados documentos sobre o imóvel que venham a facilitar a análise, tais como fotos, levantamento topográfico, georreferenciamento, plantas, imagens ou arquivos que facilitem a identificação do imóvel objeto da proposta de aquisição.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://imoveis2.economia.gov.br/Index.aspx

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Por gentileza, aguarde o restabelecimento do sistema. Tente mais tarde.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber a resposta da Secretaria do Patrimônio da União

      A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União avaliará a conveniência e a oportunidade de venda do imóvel, e se manifestará, em até 60 dias corridos, após o recebimento do requerimento, informado ao interessado, por meio do endereço de e-mail indicado pelo interessado na proposta de aquisição.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      e-mail fornecido pelo proponente

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação-Geral de Gestão de Ativos Econômico do Patrimônio

    Dúvidas: iniciar serviço Enviar Fale Conosco à SPU

    Endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco 'K'

    Brasília/DF

    CEP 70.046-900


    Este é um serviço do(a) Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Lei nr. 9.636, de 15 de maio de 1998

    • Portaria nº 19.832, de 25 de agosto de 2020


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Atualizar Cadastro de Ocupante de Imóvel da União Oriundo da ex-RFFSA
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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: aquisiçãocompraimóvelunião
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