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Você está aqui: Página Inicial Serviços Elaborar Manual de Boas Práticas de Fabricação, Importação e Exportação para estabelecimentos de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho

Elaborar Manual de Boas Práticas de Fabricação, Importação e Exportação para estabelecimentos de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho

Info

Empresa, Indústria e Comércio

Empresas > Cadastros e Programas
Elaborar Manual de Boas Práticas de Fabricação, Importação e Exportação para estabelecimentos de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho
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Última Modificação: 08/10/2025
  • O que é?

    Este serviço é uma ferramenta gratuita e interativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), desenvolvida para que os estabelecimentos possam elaborar, de forma orientada, um Manual de Boas Práticas de Fabricação, Importação e Exportação. O material gerado contempla modelos editáveis de Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e Formulários de Registros de Controle, ajustados à categoria de bebida produzida.

    A iniciativa visa apoiar a indústria de bebidas na estruturação de seus programas de autocontrole, em conformidade com a legislação vigente, promovendo a melhoria contínua dos processos produtivos e garantindo maior padronização na gestão da qualidade e da segurança dos produtos.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estabelecimentos definidos no art. 4º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009 e no art. 6º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 8.198, de fevereiro de 2014, a saber:
    I - produtor ou elaborador;
    II - padronizador;
    III - envasilhador ou engarrafador;
    IV - atacadista;
    V - exportador; ou
    VI - importador.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher Informações para adquirir modelo do Manual

      Nesta etapa o solicitante acessa e preenche o formulários com as informações do estabelecimento. Após o preenchimento e envio das informações, o serviço disponibiliza o modelo do manual com os POPs para download. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Clique aqui. 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Consultar Solicitações

      Canais de prestação

        Web : 

      Clique aqui. 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação - Geral de Vinhos e Bebidas - CGVB/DIPOV através do

    E-mail: cgvb-dipov@agro.gov.br 

    Telefone: (61) 3218-2443/ 3218-2336


    Este é um serviço do(a) Ministério da Agricultura e Pecuária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 31 DE MARÇO DE 2000.

    • INSTRUÇÃO NORMATIVA 72, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2018


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Obter registro automático de bebidas, fermentados acéticos, vinhos e derivados da uva e do vinho
  • Obter registro de estabelecimento de bebidas, fermentados acéticos, vinhos e derivados da uva e do vinho
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Elaborar Manual,Boas Práticas ,bebidas,vinhos ,derivados da uva ,uva,vinho,manual, Manual de Boas Práticas de Fabricação,Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs),Registros de Controle,Gestão da Qualidade,Elaboração de Manual,Autocontrole
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