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Você está aqui: Página Inicial Serviços Credenciar responsável técnico no Registro Nacional de Sementes e Mudas

Credenciar responsável técnico no Registro Nacional de Sementes e Mudas

Info

Agricultura e Pecuária

Cadastramento e Certificação > Instalações e Produtos Agropecuários
Credenciar responsável técnico no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) " Credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Credenciamento de responsável técnico que efetue atividades no Sistema Nacional de Sementes e Mudas - SNSM

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas físicas

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Obter e preencher formulário

      Entre na página do RENASEM, clique em menu (campo superior esquerdo), escolha "credenciamento", então escolha "Responsável Técnico" e por fim "Novo".

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

        Presencial : 

      Em uma Superintendência Federal de Agricultura

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário contendo obrigatoriamente o número do CPF do requerente

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Gerar e pagar GRU

      O pagamento das taxas do RENASEM deve ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU. A guia deve ser preenchida conforme estas instruções

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • GRU

      Custos

      • Taxa de credenciamento........
        R$ 75,00

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Solicitar Credenciamento

      O formulário e o comprovante de pagamento devem ser entregues, junto com o restante da documentação necessária, em uma SFA.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Em uma Superintendência Federal de Agricultura

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

        Postal : 

      Para uma Superintendência Federal de Agricultura

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário de requerimento preenchido e assinado

      • Comprovante de pagamento da GRU

      • Cópia do CPF

      • Comprovante de registro profissional no CREA

      • Declaração do interessado de que está adimplente junto ao MAPA

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Acompanhar processo e receber resultado

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

        Presencial : 

      Em uma Superintendência Federal de Agricultura

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número de protocolo

      Tempo de duração da etapa

      Entre 8 e 15 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 8 e 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    * Contate a Coordenação-Geral de Sementes e Mudas - CGSM por meio do endereço eletrônico csm@agro.gov.br

    * Tel: (61) 3218-2557 / 3218-2163

    * Procure o SISV ou SIFISV na Superintêndencia Federal de Agricultura/SFA no seu estado.


    Este é um serviço do(a) Ministério da Agricultura e Pecuária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 56, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011

    • LEI nº 10.711, DE 5 DE AGOSTO DE 2003


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Inscrever-se ou Credenciar-se no Registro Nacional de Sementes e Mudas
  • Certificar sementes e mudas
  • Inscrever campo ou viveiro
  • Habilitar cultivar para produção e comercialização
  • Certificar sementes para exportação
  • Credenciar entidades para realização de testes de agrotóxico
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: RENASEMagriculturacredenciamentoresponsável técnico
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