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Consultar o Garantia-Safra

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Agricultura e Pecuária

Apoio e Promoção > Assistência Técnica e Financiamentos
Consultar o Garantia-Safra
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 03/10/2025
  • O que é?

    O Fundo Garantia-Safra, instituído pela Lei nº 10.420/2002, é uma iniciativa vinculada ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com a finalidade de assegurar condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares cujas produções sejam sistematicamente afetadas por perdas decorrentes de estiagem ou excesso hídrico. O mecanismo de proteção social desse fundo se dá por meio do pagamento do benefício Garantia-Safra, conforme definido no art. 1º da referida lei.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Agricultores familiares com registro ativo no Cadastro da Agricultura Familiar - CAF, renda bruta familiar mensal até 1,5 salário mínimo, adesão ao Fundo Garantia-Safra antes do plantio das culturas elegíveis (feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca); área plantada entre 0,6 e 5,0 hectares e não possuir propriedade superior a quatro módulos fiscais.


  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar o Garantia-Safra

      O beneficiário poderá consultar a disponibilidade do benefício, conferir se o cadastro está correto, corrigir dados do  Número de Identificação Social - NIS e, se necessário, verificar o motivo do bloqueio do benefício.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse aqui

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CPF

      • NIS

      • Data de nascimento

      • Filiação

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: garantiasafra.cgs@mda.gov.br

    Telefone: 61 3218-2837

    Coordenação-Geral do Garantia-Safra

    Departamento de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva Familiar

    Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia


    Este é um serviço do(a) Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002;

    • Decreto nº 4.962, de 22 de janeiro de 2004;

    • Portaria MDA nº 03, de 03 de abril de 2023;


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Acessar o benefício Garantia Safra
  • Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia Safra
  • Solicitar transferência do benefício Garantia-Safra por ausência ou impedimento do Titular
  • Realizar Cadastro Nacional da Agricultura Familiar
  • Solicitar autorização para ingresso na Rede CAF
  • Solicitar Declaração de Aptidão ao Pronaf
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Garantia-SafraBenefício do Garantia-SafraSeguro-SafraGarantia-SafraSeguro SafraSafra
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