O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
"O Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, o AfirmaSUS, é uma iniciativa complementar de apoio à permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados, que promove ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que integram ensino, serviço e comunidade.As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas podem inscrever projetos por meio de editais específicos, que reservam 25% das vagas para a região da Amazônia Legal. Após aprovação dos projetos, as instituições selecionam estudantes e docentes para compor os grupos.O programa é voltado para estudantes que ingressaram na universidade por ações afirmativas, com foco na área da saúde. Contudo, permite a inclusão limitada de estudantes de outras áreas. Os grupos podem contar com até 15 discentes, sendo 10 bolsistas e 5 não bolsistas, além de docentes que atuarão como tutores(as) e cotutores(as).
-
Quem pode utilizar este serviço?
Estudantes da área da saúde
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Consultar o edital vigente
Acesse o site oficial da SGTES/MS ou o portal do programa AFIRMASUS para conferir o edital mais recente.Leia atentamente as informações sobre o objetivo da seleção, público-alvo, critérios de participação, cronograma e documentação exigida.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Verificar a elegibilidade institucional
Confirme se sua Instituição de Ensino Superior (IES) se enquadra nos critérios:Ser IES pública com curso de graduação na área da saúde, conforme Resolução CNS nº 287/1998;Possuir Pró-Reitoria de Ações Afirmativas ou órgão equivalente responsável pela submissão das propostas;Estar adimplente com o Ministério da Saúde e com o devido funcionamento da Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do AFIRMASUS;Possuir estrutura multicampi, observando o limite de uma proposta por campus.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Estruturar a proposta do projeto
Elabore a proposta conforme o modelo disponível no edital, observando os seguintes pontos:Título, campus e identificação institucional;Populações de interesse e cursos de saúde envolvidos;Descrição, objetivos, metas e resultados esperados;Atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura com abordagem interprofissional, interseccional e intercultural;Dois eixos temáticos dentre os cinco previstos, sendo obrigatória a escolha de pelo menos um dos eixos 2 ou 5:
Canais de prestação
Presencial :Elabore sua proposta
Tempo estimado de espera : Até 2 dia(s) útil(eis)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Preencher e assinar o Termo de Compromisso
O(a) Pró-Reitor(a) de Ações Afirmativas (ou equivalente) deve assinar digitalmente o Termo de Compromisso (Anexo III do edital), indicando:O(a) responsável institucional pelo cadastro e acompanhamento da proposta no sistema;A confirmação da infraestrutura física e técnica necessária para execução do projeto.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Submeter a proposta no sistema eletrônico
Cadastre a proposta institucional, anexando o projeto e o Termo de Compromisso.Verifique os formatos e tamanhos de arquivo permitidos (PDF);Garanta que o envio ocorra dentro do prazo definido no cronograma.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Acompanhar o processo de análise e consultar os resultados
O resultado preliminar é publicado no site do AFIRMASUS e da SGTES/MS;Caso discorde do resultado, a IES poderá apresentar recurso eletrônico, assinado pelo(a) Pró-Reitor(a) de Ações Afirmativas, dentro do prazo definido no edital;O resultado final será publicado após análise dos recursos e homologação pelo Ministério da Saúde.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Consultar o edital vigente
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatocgesc@saude.gov.br
Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço