Comunicar Acidente Fatal na Indústria da Construção (NR 18)
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Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?


    Comunicação de acidentes fatais ocorridos com nas atividades da Indústria da Construção.








    Todo o empregador, pessoa jurídica ou física, que realize atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive manutenção de obras de urbanização e paisagismo, deverá comunicar à unidade regional competente de Fiscalização do Trabalho a ocorrência de acidente de trabalho fatal ocorrido nas atividades da Indústria da Construção.
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empregador, pessoa jurídica ou física, que possua ou venha a contratar trabalhadores como empregado

    Possuir trabalhadores ou pretensão futura de contratar trabalhadores pela Consolidação das Leis do Trabalho.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Enviar informações

      O solicitante deverá preencher formulário, com as informações do acidente de trabalho fatal e encaminhar à unidade regional competente de Fiscalização do Trabalho, conforme exigido pela Norma Regulamentadora n.º 18.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Comunicação de Acidente Trabalho (CAT) ao INSS
        Formulário preenchido, disponível aqui.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Responder ao solicitante

      Será enviada resposta ao solicitante comunicando o recebimento com sucesso da informação ou a necessidade de retificação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Este é um serviço do Ministério da Economia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Norma Regulamentadora número 18, do Ministério do Trabalho, aprovada pela Portaria 3214/78 e atualizações posteriores.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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