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Capacitar-se em assistência farmacêutica e nas funcionalidades do Sistema Hórus para equipes que trabalham com população indígena

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Pesquisa, Formação e Capacitação > Capacitações
Capacitar-se em assistência farmacêutica e nas funcionalidades do Sistema Hórus para equipes que trabalham com população indígena
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Última Modificação: 24/09/2025
  • O que é?

    Para qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SECTICS/MS) desenvolveu o HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. Esse sistema foi inicialmente estabelecido por meio da parceria estabelecida em 2009 entre DAF/SECTICS, a Secretaria Municipal de Saúde de Recife (SMS/PE), a empresa Pública de Informática de Recife (Emprel), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

    No entanto, a capacidade de processamento de informações, o banco de dados e as aplicações do Hórus atingiram níveis críticos de utilização, acarretando queda na performance, tornando-se necessário desenvolver uma nova solução tecnológica para atender às necessidades da Assistência Farmacêutica nacional.

    Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Departamento de Informática do SUS (DataSUS), foi desenvolvido o módulo do Hórus para a gestão da Assistência Farmacêutica no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O Hórus foi implantado nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), Polos Base, Casas de Saúde Indígena (Casai) e demais unidades de distribuição e dispensação de medicamentos do SasiSUS.

    Com a informatização é possível registrar as entradas, saídas e fluxo de produtos de medicamentos na rede de saúde indígena contribuindo para o planejamento, monitoramento, avaliação e execução das ações da Assistência Farmacêutica, com vistas à ampliação do acesso da população indígena aos medicamentos essenciais.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Profissionais de saúde

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar
      1. Na opção “Órgão em que o Usuário trabalha/Razão Social”,  e salve (opção “gravar”).
      2. Após “Gravar”, selecione a opção Hórus Indígena e clique em “Confirmar”.
      3. Na próxima tela, clique em “Informar Perfil”
      4. Escolha o perfil: Gestor DSEI/ Usuário SESAI ou Usuário SESAI I. Na unidade, escreva o nome do estabelecimento (nome do DSEI, Polo ou CASAI) ou o nome da cidade e clique em “Pesquisar”.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Preencher o Formulário
      Algumas orientações acerca dos campos de preenchimento:
      i. Unidade: local de atuação
      ii. Tipo de solicitação: Se é o primeiro cadastro no sistema, marque a opção “Incluir Usuário”.
      iii. Tipo Acesso: Usuário SESAI, tipo I
      iv. Se você já tem ou teve cadastro em outra unidade de lotação, marque “Alterar Perfil” e Usuário SESAI tipo II.
      v. Se possível, incluir o número do registro no Conselho Profissional ou carimbo próximo à assinatura.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Enviar e-mail

      Após o preenchimento e assinaturas devidas, o formulário deverá ser enviado para o e-mail horus.indigena@saude.gov.br. Em seguida, será possível liberar o acesso à plataforma.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      horus.indigena@saude.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Ressalta-se que as informações cadastrais dos usuários presente no sistema é de total responsabilidade do próprio usuário. Assim, caso haja necessidade de alteração de algum dado, o mesmo deverá entrar em contato por meio do e-mail: horus.indigena@saude.gov.br solicitando as devidas alterações/ajustes.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    horus.indigena@saude.gov.br


    Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: HoruscapacitaçãoPopulação Indígena
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