O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é a política mantida pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes de graduação mediante sua participação em projetos de pesquisa, preparando-os para seu ingresso na pós-graduação. Os alunos que participam do PIBIC realizam atividades orientadas pelos pesquisadores do CETEM e recebem uma bolsa no valor definido para Iniciação Científica na tabela de valores de Bolsas no país da CNPq. Ao participarem do programa, os alunos realizam Pesquisa bibliográfica relacionada ao tema do projeto a ser desenvolvido, desenvolvimento com atividades laboratoriais e analíticas, avaliação de resultados, elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos.
A regulamentação do processo encontra-se em edital disponível no endereço eletrônico do programa e a concessão das bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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Quem pode utilizar este serviço?
Estudante que cumpra os seguintes critérios
- Esteja matriculado(a) em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação
- Esteja cursando pelo menos o segundo semestre e, no máximo, o penúltimo semestre de um curso de graduação, relacionado às atividades do CETEM
- Possua um coeficiente de rendimento acumulado (CRA) mínimo de 7,0.
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Etapas para a realização deste serviço
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Realizar inscrição
A inscrição do candidato deverá ser realizada por meio da plataforma disponibilizada no edital e com a documentação exigida nele.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Curriculum Vitae da Plataforma Lattes
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Histórico escolar com o coeficiente de rendimento acumulado (CRA)
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Carta de recomendação de professor do curso de graduação (item não obrigatório, mas que pode influenciar no processo de seleção).
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CPF
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Carteira de Identidade
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Cópia do comprovante de residência
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber o resultado
O resultado da seleção será disponibilizado no site do PIBIC, na data definida no edital.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Realizar inscrição
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoComitê Interno de Bolsistas de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CETEM, através do endereço cibic&cibiti@cetem.gov.br.
Este é um serviço do(a) Centro de Tecnologia Mineral . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço