Calibrar equipamentos em Tempo e Frequência no Observatório Nacional
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Última Modificação: 11/12/2019
  • O que é?

    Serviço de calibração de instrumentos, padrões de frequência e equipamentos que utilizam a grandeza tempo e frequência reconhecida internacionalmente de acordo com a norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Todas as empresas ou laboratórios que necessitam de rastreabilidade para a grandeza tempo e frequência.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Agendar o serviço de calibração junto à Divisão de Serviço da Hora

      Acesse o site para verificar mais detalhes sobre o agendamento do serviço.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Enviar o equipamento para calibração

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Rua General José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CEP: 20921-400

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Retirar o equipamento após o término do procedimento

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Rua General José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CEP: 20921-400

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Pagar a fatura e enviar a cópia do comprovante para recebimento do certificado

      Após o término da calibração, será emitida fatura pela FUNCATE - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais.

      O certificado de calibração somente será liberado após o recebimento da cópia do comprovante de pagamento, via fax.

      Canais de prestação

        Fax : 

      (0-XX-21) 2580-6071

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    (21) 3504 9107


    Este é um serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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