Cadastrar Guia de Turismo (Cadastur)
Solicitar
Última Modificação: 22/03/2020
  • O que é?

    Cadastro obrigatório, no Ministério do Turismo de pessoas físicas e jurídicas (MEI) que atuam como Guia de Turismo.
    O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei nº 8.623/93 e Decreto nº 946/1993, por meio da emissão do Certificado Cadastur e crachá de Guia de Turismo, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Guia de Turismo (Pessoa Física ou Microempreendedor Individual-MEI)

    • O exercício regular depende de prévia realização de curso TÉCNICO de formação profissional em Guia de Turismo e de cadastro no Ministério do Turismo (Cadastur).
    • Permitido a brasileiros ou estrangeiros residentes no País e habilitados para o exercício da atividade profissional; maiores de dezoito anos; eleitor (em dia com as obrigações eleitorais); reservista (em dia com as obrigações militares).
    • O CPF do guia de turismo deve estar com situação ativa na Receita Federal do Brasil.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Criar um "novo usuário"
      • Se o prestador nunca foi cadastrado no Cadastur, é necessário criar um “novo usuário” no sistema no sítio do Cadastur.
      • Após preencher os dados solicitados, o prestador receberá no e-mail cadastrado a senha para acessar o sistema Cadastur.  

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CPF do responsável pelo cadastro

      Canais de prestação

        Web : 
        Presencial : 

      Caso o solicitante não possua acesso ao computador/internet, poderá contatar o órgão estadual de turismo responsável pelo Cadastur.

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 minuto(s)
    2. Acessar o sistema Cadastur

      Acessar a página inicial do site do Cadastur e digitar nos campos indicados o login (CPF) e senha recebida. O solicitante deverá mudar a senha. A tela seguinte apresentará o campo "Cadastrar Prestador", onde deverá ser selecionada a atividade para cadastro e preencher os dados solicitados.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 minuto(s)
    3. Preencher o formulário eletrônico de cadastro (Dados pessoais e Contato)

      Na próxima tela aparecerá o formulário eletrônico de cadastro. Ao clicar cada campo do formulário há uma legenda (tour guiado) que exibe as orientações de preenchimento. Após preencher todos os campos solicitados, clicar no botão "prosseguir" para registrar as informações.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número da Identidade (RG) ou do documento de estrangeiro.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 minuto(s)
    4. Preencher formulário eletrônico de cadastro (Dados Profissionais)

      Após preencher e salvar os dados pessoais, o solicitante deverá completar as informações na aba "Atividades" sobre a categoria de atuação (Guia Regional, Guia Nacional, Guia Especializado em Atrativos, Guia Internacional) e sobre os segmentos turísticos e idiomas.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Certificado de conclusão de curso técnico em Guia de Turismo com a devida categoria de atuação deverá ser anexado no sistema.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 minuto(s)
    5. Aceitar Termo de Responsabilidade

      Ao final do preenchimento de todas as abas e campos obrigatórios do formulário eletrônico, o Guia de Turismo deverá ler e aceitar o Termo de Responsabilidade disponibilizado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 minuto(s)
    6. Receber certificado

      A disponibilização do certificado será realizada após a análise e o deferimento do órgão estadual de turismo. A emissão do certificado e do crachá, assim como o prazo de análise, estão condicionados ao cumprimento dos requisitos de cadastro e ao atendimento das pendências emitidas pelo órgão, por parte do prestador. 

      Para acessar o certificado, o prestador deverá fazer seu login no site do Cadastur.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
    7. Receber crachá de Guia de Turismo

      O crachá estará disponível para coleta no órgão estadual de turismo, responsável pelo Cadastur na UF, até 45 dias após o deferimento. Durante o período de confecção do documento, o guia de turismo pode atuar portando somente o certificado Cadastur válido.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 45 dia(s) corrido(s)

        Postal : 

      O Guia de Turismo deverá consultar o órgão estadual de turismo para verificar a viabilidade de envio por meio Postal.

      Tempo de duração da etapa

      Até 45 dia(s) corrido(s)
    8. Renovar Cadastro

       A renovação do cadastro deverá ser solicitada a partir de 90 dias antes do término da validade do certificado e o deferimento estará condicionado a análise do órgão estadual de turismo. Deverá ser feita por meio de login no sistema. Após estar logado, na tela “Gerenciar Atividades”, clicar no ícone do respectivo cadastro a ser renovado e selecionar a opção “Renovar Atividade”, no carrossel no topo da página.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ao final da revisão de todas as abas e campos obrigatórios do formulário eletrônico, o Guia de Turismo deverá ler e aceitar o Termo de Responsabilidade disponibilizado.

      Canais de prestação

        Web : 
        Postal : 

      Endereço informado no Cadastro (se o órgão regional competente oferecer a opção)

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
    9. Alterar cadastro

      O prestador poderá, quando necessário, alterar os dados de seu Cadastro no sítio www.cadastur.turismo.gov.br. Após o login, na tela "Gerenciar Atividades", clicar no ícone da atividade e no ícone "Alterar/Resolver Pendência", no carrossel no topo da página.

      A alteração de dados cadastrais não implicará a ampliação do prazo de validade do cadastro.

      Ao final da alteração, o prestador deverá ler e aceitar o Termo de Responsabilidade disponibilizado.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • O prestador poderá, a qualquer tempo, alterar os dados de seu o Cadastro no sítio www.cadastur.turismo.gov.br

        A alteração de dados cadastrais não implicará a ampliação do prazo de validade do cadastro.

        A impressão de novo crachá, quando necessário, nos casos dos guias de turismo, será precedida de análise pelos órgãos delegados.

        Ao final da alteração, o Guia de Turismo deverá ler e aceitar o Termo de Responsabilidade disponibilizado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
    10. Resolver Pendência

      Caso o órgão estadual de turismo tenha emitido uma pendência solicitando complementação ou correção de dados, o prestador deverá realizar login no sítio do Cadastur, clicar no ícone da atividade e no ícone "Alterar/Resolver Pendência" no carrossel no topo da página. O prestador pode inserir texto de "Justificativa" e anexo(s) referentes à pendência emitida na última aba "Informações da Atividade".

      A pendência emitida pode ser consultada no ícone "Histórico", no carrossel no topo da página.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A disponibilização do certificado será realizada após a análise e o deferimento do órgão estadual de turismo. A emissão do certificado e do crachá, assim como o prazo de análise, estão condicionados ao cumprimento dos requisitos de cadastro e ao atendimento das pendências emitidas pelo órgão, por parte do prestador.  

     


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    O contato com os órgãos estaduais de turismo, responsáveis pelo Cadastur na UF, pode ser feito pelo endereço:  https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/contatos-regionais/inicio#regionaisIinicio

    Dúvidas frequentes: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/duvidas-frequentes/inicio

    Chat Online: http://chat.tellussa.com.br/mtur/chat.php?a=80685

    Coordenação-Geral de Regulação e Fiscalização (MTur) 

    atendimento.cgst@turismo.gov.br

     

    0800-200-8484


    Este é um serviço do Ministério do Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 5 ano(s)

    Informações adicionais ao tempo de validade

    O Guia de Turismo deverá Renovar o seu cadastro a cada 5 anos por meio do site do Cadastur.


    Legislação

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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