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Você está aqui: Página Inicial Serviços Apresentar termo de responsabilidade de embarcações

Apresentar termo de responsabilidade de embarcações

Info

Empresa, Indústria e Comércio

Comércio Exterior > Importação
Apresentar termo de responsabilidade de embarcações (Siscomex Carga)
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Apresente o termo de responsabilidade de embarcações atracadas ou fundeadas (ancoradas) em portos brasileiros.

    O documento “Termo de Responsabilidade” indica à Receita Federal quem é o responsável por determinada embarcação atracada em porto brasileiro.

    O formulário pode ser apresentado à Receita Federal para solicitação do passe de saída da embarcação caso não seja possível o registro pela empresa de navegação.

    As orientações estão no manual do sistema Siscomex Carga.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Transportador aquaviário ou seu representante legal no Brasil.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Apresentar do Termo de Responsabilidade

      Assine o Termo de responsabilidade no Siscomex Carga, na atracação da embarcação ou até a solicitação do passe de saída.

      Caso não seja possível o registro pela empresa de navegação, preencha o formulário do termo de responsabilidade.

      Apresente o formulário à unidade da Receita Federal do porto onde a embarcação foi atracada.

      Canais de prestação

        Web : 

      Siscomex Carga

      Caso não seja possível o registro pela empresa de navegação

        Presencial : 

      Verifique a necessidade de agendamento na página da unidade.

      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nos casos em que não foi possível o registro pela empresa de navegação, apresente o formulário constante no Anexo II do ADE Corep nº3/2008; e

      • documentos de Identificação da pessoa que está solicitando o serviço e do seu representante.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Confirmar assinatura do Termo de Responsabilidade

      A assinatura do termo pode ser consultada na consulta do Termo de Responsabilidade no sistema Siscomex Carga.

      Canais de prestação

        Web : 

      Siscomex Carga

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Fale Conosco

    Manual do sistema Siscomex Carga


    Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Instrução Normativa RFB nº 800/2007

    • Ato Declaratório Executivo Corep nº 3/2008


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • CPF
    • Nome

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Não é realizado tratamento de dados pessoais sensíveis.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Prazo indeterminado

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

    Finalidade do tratamento

    Os dados são solicitados para verificação da titularidade e/ou da represenção legal do interveniente que solicita o serviço.

    Previsão legal do tratamento

    IN RFB nº 800, de 27 de dezembro de 2007

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado o compartilhamento de dados pessoais.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd/termo-de-uso

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Indicar operador portuário da escala da embarcação em porto brasileiro
  • Alterar boletim de carga/descarga
  • Retificar Conhecimento Eletrônico, Manifesto ou Escala.
  • Solicitar autorização ou Termo de Autorização para uso de espaços e imagem do Jardim da Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Desbloquear Conhecimento Eletrônico, manifesto ou escala
  • Alterar atracação/passe de saída do porto
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Termo de ResponsabilidadeSiscomex-CargaEmbarcação
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