Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Apoiar o Planejamento e Gestão Urbana Municipal e Interfederativa

Apoiar o Planejamento e Gestão Urbana Municipal e Interfederativa

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Estados e Municípios
Apoiar o Planejamento e Gestão Urbana Municipal e Interfederativa (Ação 8874) " Ação 8874" , " Apoio ao Planejamento e Gestão Urbana Municipal e Interfederativa"
Iniciar
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A Ação Orçamentária 8874 pertence ao Programa 2217 – Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano – objetiva:

    (a) promover o apoio à elaboração, à revisão, à implementação e ao acompanhamento da Política Urbana, incluindo:

    (i) a implantação e a manutenção de sistema de informações urbanas georreferenciadas, 

    (ii) a promoção de desenvolvimento institucional, 

    (iii) a elaboração de estudos, de pesquisas, de políticas, de normas, de planos, de programas, de projetos, de ações, e a execução de obras e serviços urbanos, orientados ao desenvolvimento urbano sustentável, nas escalas intra-urbana, municipal, supramunicipal, metropolitana, regional, incluindo as regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDEs), e nacional; e,

    (b) promover a realização de:

    (i) treinamentos e capacitações presenciais ou a distância, 

    (ii) atividades de extensão universitária e de pesquisa com claro objetivo de apoiar e fortalecer institucionalmente os quadros técnicos das prefeituras municipais, dos órgãos metropolitanos e supramunicipais, dos órgãos dos governos estaduais e federal, bem como dos agentes sociais locais para a implementação das políticas públicas sob responsabilidade do Ministério das Cidades

  • Quem pode utilizar este serviço?

    A Ação Orçamentária 8874 tem como público-alvo os técnicos, gestores e agentes públicos e sociais dos municípios, estados, Distrito Federal e demais órgãos e institutos responsáveis pela elaboração, implementação e avaliação de políticas voltadas ao desenvolvimento urbano e metropolitano.

    Conforme o Manual para Apresentação de Propostas da Ação 8874.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar a proposta na Plataforma Transferegov.br

      Antes da apresentação da proposta técnica para acesso ao apoio financeiro, deve-se verificar a existência de recursos para apoio ao Planejamento e Gestão Urbana Municipal e Interfederativa, na Funcional 15.451.2217.8874, em favor do Proponente, tanto na Lei Orçamentária Anual quanto na Plataforma Transferegov.br. Esta providência é indispensável, uma vez que o apoio financeiro é decorrente predominantemente de recursos originários de Emendas Parlamentares consignadas no Orçamento Geral da União.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://discricionarias.transferegov.sistema.gov.br/voluntarias/Principal/Principal.do

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • 1. Inserir declaração de capacidade técnica com o nome do responsável técnico com o número do CREA ou CAU ou secretaria responsável pela execução do objeto;

        2. Inserir declaração de contrapartida com a rubrica orçamentária de onde sairá o recurso.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Aguardar o enquadramento da proposta

      A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano - SNDUM verifica o enquadramento da Proposta às diretrizes do Programa na Plataforma Transferegov.br com base em critérios técnicos, bem como o cumprimento das diretrizes de enquadramento estabelecido no manual da ação 8874 e a disponibilidade orçamentária. Confirmado enquadramento, solicitante deve providenciar a inserção do Plano de Trabalho e do Termo de Referência.

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento Eletrônico / Via SEI!

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • 1. Análise da declaração de capacidade técnica com o nome do responsável técnico com o número do CREA ou CAU ou secretaria responsável pela execução do objeto;

        2. Análise da declaração de contrapartida com a rubrica orçamentária de onde sairá o recurso;

        3. Análise do objeto proposto.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Aprovar o plano de trabalho e o termo de referência

      A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano - SNDUM analisa o Plano de Trabalho e o Termo de Referência da Proposta com base em critérios técnicos, bem como o cumprimento das diretrizes estabelecidas no manual da ação 8874 e a disponibilidade orçamentária.

      Aprovados os documentos, a Proposta é enviada à Mandatária (instituições financeiras oficiais federais) para para procedimentos subsequentes, com base no Plano de Trabalho e no Termo de Referência aprovados.

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento Eletrônico / Via SEI!

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • 1. Inserir plano de trabalho;

        2. Inserir termo de referência.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Definido por meio de comunicados disponibilizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na Plataforma Transferegov.br.

    Os prazos das etapas são definidos por meio de comunicados disponibilizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na Plataforma Transferegov.br.

    A proposta cadastrada no curso do exercício financeiro terá que ser analisada e contratada até 31 de dezembro daquele exercício tendo em vista o princípio da anualidade orçamentária previsto no § 5º do art. 165 da CF 88 que dispõe que Lei Orçamentaria Anual/LOA.

    A assinatura do contrato ocorrerá até o último dia útil do exercício em que for realizado o primeiro empenho.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Departamento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano - DPND

    Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

    Ministério das Cidades

    Setor de Grandes Áreas Norte, 906 Módulo F, Bloco A, 2º andar CEP 70790-060 - Brasília - DF

    Telefone: (61) 2034.4104

    E-mail: cgdu.cidades@mdr.gov.br


    Este é um serviço do(a) Ministério das Cidades . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Portaria Interministerial CGU/MF/MP 424/2016

    • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) federal vigente

    • Lei Orçamentária Anual (LOA) estadual, municipal ou distrital vigente

    • Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal

    • Decreto n° 6.170/2007

    • Manual de Instruções para contratação e execução da AÇÃO 8874

    • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigos 182 e 183

    • Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979

    • Estatuto da Cidade Lei n.º 10.257/01

    • Lei nº 11.952, de 25 de junho de 2009

    • Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015 (Estatuto da Metrópole)

    • Guia de Elaboração e Revisão de Planos Diretores

    • Cadernos, cartilhas e demais referências técnicas publicadas no sítio eletrônico do Ministério das Cidades

    • Demais normas e prerrogativas aplicáveis ao tema.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Login Integrado

Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.

Ainda não tem uma conta? Saiba mais

Bronze Prata Ouro

Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.

Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Pró-Cidades
  • Obter aprovação como projeto de investimento prioritário para o setor de Iluminação Pública - Debêntures Incentivadas.
  • Obter apoio financeiro a projetos e obras de reabilitação, de acessibilidade e modernização tecnológica em áreas urbanas
  • Programa Nacional de Capacitação das Cidades - Capacidades
  • Programa Mobilidade Urbana
  • Programa Avançar Cidades - Setor Privado
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Planejamento urbanoPlano diretorPlano de desenvolvimento urbano integradoSistema de informações urbanas georreferenciadasCidades inteligentesCadastro Territorial MultifinalitárioDesenvolvimento urbanoCapacitação
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
0% 100%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca