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Agendar palestra de especialista do BC

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Finanças, Impostos e Gestão Pública

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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 11/09/2025
  • O que é?

    Agende uma palestra com especialistas do Banco Central sobre temas essenciais de Educação Financeira. O objetivo é promover a educação financeira para diversos públicos, incluindo grupos de baixa renda, beneficiários de programas sociais, jovens e estudantes, idosos, pessoas com deficiência, refugiados, migrantes, indígenas e endividados, entre outros. 

    Os especialistas abordam temas que ajudam a população a gerenciar suas finanças de forma consciente e responsável, contribuindo para a inclusão financeira, a redução de desigualdades e o bem-estar financeiro.​​

    Para receber esse serviço, é necessário preencher um formulário de solicitação e garantir que o público mínimo da palestra seja de 50 (cinquenta) pessoas. 

    As palestras são realizadas durante a Semana Mundial do Investidor e a Semana Nacional de Educação Financeira. As inscrições são abertas 75 dias antes e encerradas 15 dias antes desses eventos, cujas datas são definidas anualmente. 

    Para se inscrever, acesse a página “Palestra sobre Educação Financeira” no site do Banco Central e preencha o formulário de solicitação, informando o tema da palestra escolhida, os dados da entidade solicitante, dentre outras informações. O formulário só estará disponível durante o período das inscrições.

    As palestras são realizadas preferencialmente on-line, podendo ser realizadas de forma presencial, nas cidades onde o Banco Central possui servidores voluntários: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    O serviço está disponível para:

    • Pessoas jurídicas.
    • Grupos organizados de pessoas físicas.

    O público mínimo alcançado pela palestra deve ser de 50 (cinquenta) pessoas.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar a solicitação

      Acesse a página “Palestra sobre educação financeira” no site do BC, depois clique no botão “Solicitar palestra” e preencha o formulário de solicitação com as informações necessárias.

      Canais de prestação

        Web : 

      Palestra sobre educação financeira.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resposta sobre a solicitação

      Você será comunicado(a) por e-mail sobre a sua inclusão na lista de espera para receber palestras de especialistas do BC no período escolhido.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      E-mail corporativo do BC.

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 dia(s) corrido(s)
    3. Confirmar os detalhes para realização da palestra

      Você será comunicado(a) por e-mail cerca de 30 dias antes da data solicitada para palestra, confirmando a disponibilidade de palestrante na data, local e temas solicitados.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      E-mail corporativo do BC.

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
    4. Realizar a palestra

      A palestra ocorrerá conforme os detalhes confirmados na etapa anterior.

      Canais de prestação

        Web : 

      Palestra on-line/web: disponível em plataformas de videoconferência.

      Tempo estimado de duração da palestra: entre 60 e 90 minutos.

        Presencial : 

      Palestra presencial disponível nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

      Tempo estimado de duração da palestra: entre 60 e 90 minutos.

      Tempo estimado de espera :  Até 90 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 90 minuto(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 30 e 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo para prestação do serviço depende do tipo de solicitação (web, presencialmente, por correspondência ou por protocolo digital).  

            Este serviço é gratuito ao usuário.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo e-mail educacaofinanceira@bcb.gov.br.

    Solicitação (Etapa 1): Formulários on-line nos links indicados para cada semana ofertada.


    Resposta sobre a solicitação (Etapa 2): E-mail corporativo do BCB. 


    Confirmar os detalhes para realização da palestra (Etapa 3): E-mail corporativo do BCB. 


    Realização da Palestra (Etapa 4): Presencialmente nas cidades atendidas ou on-line via plataformas de videoconferência.

    As solicitações devem estar alinhadas com os princípios e objetivos da Estratégia  Nacional de Educação Financeira (ENEF).


    Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá ser atendido conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O BC não oferece atendimento presencial. 


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    O BC não oferece atendimento presencial. 


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Os serviços do Banco Central podem coletar automaticamente dados pessoais, o que inclui informações fornecidas pelos usuários e dados como o IP de acesso. Saiba mais sobre como o BC trata os seus dados acessando a nossa Política de Privacidade.

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Não são tratados dados pessoais sensíveis para a prestação de serviços aos usuários.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Os dados pessoais coletados são mantidos pelo BC até que a finalidade seja alcançada ou que os dados não sejam mais necessários. Eles também podem ser apagados caso o titular revogue o consentimento (§ 5º do art. 8º da LGPD), salvo em situações de interesse público ou exigências da LGPD.

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
    • Execução de políticas públicas
    • Alguma espécie de estudo realizado por órgão de pesquisa
    • Exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral
    • Atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro
    • Proteção do crédito
    • Garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular

    Finalidade do tratamento

    O tratamento de dados pelo BC varia de acordo com o serviço e inclui cumprir leis, executar políticas públicas, avaliar serviços, resolver problemas, melhorar segurança, proteger o crédito e realizar estudos, com anonimização sempre que possível.

    Previsão legal do tratamento

    Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964

    Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018

    Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001

    Resoluções e normas do BC

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    O BC pode compartilhar dados com órgãos públicos e instituições autorizadas, conforme previsto no Decreto 10.046, de 9 de outubro de 2019.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    O BC não transfere dados para outros países ou instituições internacionais.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    http://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/politicaprivacidade

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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: PalestraEspecialistaFinanças PessoaisCidadania Financeira
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