Solicitar o Selo Turismo Responsável

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Solicitar o Selo Turismo Responsável " selo; turismo responsável"
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Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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  • O que é?

    O Selo Turismo Responsável é um programa do Ministério do Turismo que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). O objetivo é diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Prestadores de Serviços Turísticos com situação regular no sistema Cadastur.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o site

      Acesse http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel

      No menu lateral direito, acesse a opção “Faça sua Adesão”.

      Canais de prestação

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Realizar o acesso ao sistema

      Faça seu login com as credenciais do sistema Cadastur. Caso não seja um prestador de serviço turístico cadastrado no Cadastur, acesse https://cadastur.turismo.gov.br/ e faça seu cadastro. É simples e gratuito!

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Realizar adesão

      Após acessar o sistema com sucesso, será mostrada a lista de prestadores de serviços turísticos com situação regular no Cadastur e vinculadas às credenciais de acesso ao sistema.

      Clique no ícone “Aderir ao Selo” em uma das linhas correspondentes ao prestador escolhido.

      Leia o Termo de Compromisso e, caso concorde, marque a opção “DECLARO que efetuei a leitura do presente Termo de Responsabilidade, certificando-me de haver entendido e aceitado as disposições descritas” e clique em “Aderir”.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Emitir Selo

      Após adesão ao selo, a tabela ativará a opção de emissão do Selo.

      Na tabela de prestadores, clique no ícone “Aderir ao Selo” na linha correspondente ao prestador escolhido.

      Na tela de pop-up que se abrirá, clique em “Emitir”.

      Após a emissão, o sistema emitirá um arquivo PDF com a imagem do selo e um QR Code correspondente ao prestador específico.

      Pronto! O Selo foi emitido e está pronto para uso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    5. Baixar Peças

      Para baixar as peças publicitárias do Selo, clique no ícone “Baixar Peças” na linha correspondente ao prestador escolhido.

      O sistema ativará o download de um arquivo compactado contendo diversas imagens para fins publicitários.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

     http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/contato.php


    Este é um serviço do Ministério do Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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