O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O Inventário Nacional de PCBs é uma ferramenta criada para mapear e acompanhar o uso e a destinação final adequada de materiais contaminados por PCBs (Bifenilas Policloradas) no Brasil, atendendo às normas ambientais e compromissos internacionais. Os PCBs são compostos químicos tóxicos e de difícil decomposição, usados no passado em equipamentos elétricos, mas que tiveram sua utilização proibida devido aos graves riscos à saúde e ao meio ambiente, como contaminação e problemas hormonais. Apesar da proibição, ainda existem equipamentos e resíduos contendo PCBs que precisam ser identificados e descartados de forma segura. Os responsáveis por esses materiais devem registrar informações detalhadas no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR+), garantindo controle, transparência e segurança ambiental.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Devem realizar o inventário de PCB Empresas do Setor Elétrico Brasileiro (como concessionárias de energia); Indústrias de siderurgia, cimento, e grandes fábricas em geral; Hospitais, ferrovias, shoppings, escolas e outras organizações que possam armazenar ou usar PCB e Empresas responsáveis pelo descarte ou destinação de PCB, como incineradores.
Para acessar basta fazer cadastro no sistema, preenchendo todas as informações de acesso do “usuário administrador” (nome, e-mail de acesso, senha, telefone, celular e CPF).Também é necessário preencher as informações da empresa. -
Etapas para a realização deste serviço
-
Acessar o Sistema
Entre no site oficial do sistema: https://pcb.sinir.gov.br.Caso seja o primeiro acesso, clique em "Cadastrar-se" e preencha os dados solicitados
Canais de prestação
Web :Os usuários do Sistema PCB podem acompanhar o preenchimento do inventário na própria plataforma fazendo o login com o e-mail e senha cadastrados.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deverá ligar nos telefones (61) 2028-2692 e (61) 2028-2025.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Registrar Dados
Registre as informações sobre equipamentos ou materiais contendo PCBs no formulário disponibilizado pelo sistema. Após preencher o inventário, envie os dados e acompanhe o status diretamente na plataforma.
Canais de prestação
Web :Os usuários do Sistema PCB podem acompanhar o preenchimento do inventário na própria plataforma fazendo o login com o e-mail e senha cadastrados.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deverá ligar nos telefones (61) 2028-2692 e (61) 2028-2025.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
-
Acessar o Sistema
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimadoOs dados estão disponíveis de forma imediata. Caso haja indisponibilidade do sistema, o usuário deve ligar para os telefones indicados ou registrar reclamação na Plataforma Fala.BR e o prazo para solução é de 60 (sessenta) dias.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoO usuário deverá ligar nos telefones (61) 2028-2692 e (61) 2028-2025.
Dentre as atividades previstas para o aprimoramento do serviço prestado, está a contratação de uma equipe de “help desk” para receber e atender as dúvidas dos usuários do Sistema PCB, além de divulga-lo, promovendo o engajamento das empresas que possuem a obrigação de preencher o inventário. A contratação dessa empresa já está em andamento no âmbito do Projeto PCB.
Este é um serviço do(a) Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14250.htm
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
-
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço