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Acessar o Centro de Referência da Assistência Social

Info

Assistência Social

Rede de Assistência e Proteção Social > Proteção Social
Acessar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) " CRAS" , " PAIF"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como o primeiro contato das famílias com o SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de muitas famílias à rede de proteção social de assistência social.

    CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

    No CRAS você pode:

    - ter acesso a serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;

    - fazer seu Cadastro Único;

    - ter orientação sobre os benefícios sociais;

    - ter orientação sobre seus direitos

    - pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos;

    - fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;

    - ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;

    - ter orientação sobre outros serviços públicos;


    O CRAS é um direito seu, é gratuito e é mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal. 

    Participe dos Conselhos de Usuários(as) de Serviços Públicos do O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Sua opinião é muito importante para ajudar a sua comunidade e todos(as) os(as) demais usuários(as) de serviços públicos a receber serviços mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

    Qualquer pessoa que utilize de determinado serviço pode se inscrever para participar da avaliação dos serviços públicos, uma vez cadastrados(as), os(as) conselheiros(as) podem responder a consultas sobre os serviços e apresentar propostas de melhorias. O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, basta se voluntariar por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários(as) de Serviços Públicos.

    Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Famílias ou indivíduos referenciados ao CRAS, em situação de insegurança, ausência de renda, pobreza ou com dificuldades de acesso a serviços públicos. Prioriza-se quem está no Cadastro Único, recebe Bolsa Família, BPC, entre outros. Visa desenvolver potencialidades, aquisições e fortalecer vínculos familiares e comunitários, por meio de ações preventivas, protetivas e proativas.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Ser atendido no CRAS

      Em alguns municípios ou no Distrito Federal - DF, o governo local disponibiliza uma central telefônica ou outros meios para o agendamento do atendimento. Assim, o(a) cidadão(ã) se dirige ao CRAS com a garantia de ser recebido por um profissional qualificado para ouvir as suas necessidades e dar os encaminhamentos necessários. Procure as informações na Prefeitura de sua cidade ou acesse o site abaixo para consultar os endereços.

      Canais de prestação

        Web : 

      Encontre a unidade de CRAS mais próxima de você. Consulte os endereços no https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/

      O tempo de atendimento é variável, conforme a organização do CRAS e as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Você não vai precisar de nenhuma documentação para ser atendido(a), mas, se tiver documento, leve o CPF, a carteira de identidade ou outro documento com as informações de identificação dos seus dados pessoais.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Em geral, o CRAS fica aberto durante 8 horas por dia. O tempo de atendimento é variável, conforme a organização do CRAS e as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos.

    O CRAS é uma unidade pública procurada por muitos cidadãos(ãs). Assim, é possível que haja uma fila ou lista de espera para o primeiro atendimento no CRAS. Todavia, o(a) cidadão(ã) que recorrer à unidade deve ser informado sobre o funcionamento da unidade e as possibilidades de agendamento.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Este é um serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com as Prefeituras. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 121 (a ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo).

    Em caso de sugestão, elogio, reclamação, solicitação de providência, simplifique e denúncia, acesse o Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.


    Este é um serviço do(a) Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 - Organização da Assistência Social e dá outras providências.

       


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O(A) usuário(a) deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O(A) usuário(a) do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os(as) idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os(as) obesos(as), conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Acessar o Centro de Referência Especializado em Assistência Social
  • Inscrever-se no Cadastro Único
  • Participar de Serviços da Proteção Social Básica - programas e benefícios assistenciais
  • Emitir comprovante da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
  • Consultar dados do Cadastro Único
  • Receber o Bolsa Família

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O Centro POP é um espaço que atende a população em situação de rua.
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: CRASCentroReferênciaAssistência Social
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