Acessar conteúdos informativos e culturais em libras, pela TV aberta. Você também pode conhecer este serviço como: Linguagem visual
Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?

    Programas noticiosos, entrevistas e pronunciamentos dos canais abertos do Governo Federal (NBR) e da TV Brasil garantem acessibilidade para deficientes auditivos. Além da tradução em libras de conteúdos audiovisuais (filmes) e do Repórter Brasil - transmitido ao vivo diariamente, com as principais notícias do país e do mundo, a TV Brasil é a única emissora brasileira que tem um jornal produzido exclusivamente para este público especial. No Jornal Visual, os apresentadores utilizam a linguagem de libras, que pode ser acompanhada por legendas em português.
    Todas as entrevistas do presidente da República também são transmitidas com tradução em libras, pela TV NBR.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Deficientes auditivos e o público em geral.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar a TV Brasil

      Para acessar a TV Brasil em canal aberto, basta sintonizar:


      DF - Canal 2.1 – Digital


      Rio de Janeiro - 2.1 – Digital


      São Luis – 2.1 – Digital


      São Paulo - 62.1 – Digital


      Como a TV Brasil é cabeça de Rede, também é possível acessar seus conteúdos via emissoras parceiras nos Estados. Há, ainda,a possibilidade de acessar a emissora via TV por assinatura ou por antena parabólica. Para mais informações, clique no link http://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Basta sintonizar o canal aberto da TV Brasil.

      Tempo estimado de espera Até 1 minutos

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Acessar a TV do Governo Federal NBR

      Para acessar a TV NBR em canal aberto, basta sintonizar:


      Brasília 2.2


      São Paulo 62.2


      Rio de Janeiro 2.2


      São Luis 2.2


      A NBR também está presente em TVs por assinatura e pode ser sintonizada por parabólica, captando o sinal direto do satélite. Para mais informações, clique no link: http://nbr.gov.br/#two

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Basta sintonizar o canal aberto da TV NBR.

      Tempo estimado de espera Até 1 minutos

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para pedidos de informação, sugestões ou comentários, contate a Ouvidoria da EBC (ouvidoria@ebc.com.br).


    Este é um serviço do Empresa Brasil de Comunicação S.A. . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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