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Aberta seleção para instituição subsidiar a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas

O prazo para envio de propostas segue até o próximo dia 1º de março
Publicado em 19/02/2021 11h37 Atualizado em 19/02/2021 14h11
Aberta seleção para instituição subsidiar a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas

Brasília é uma das dez cidades brasileiras que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com o objetivo de estimular o crescimento econômico de municípios brasileiros por meio do turismo e da economia criativa, o Ministério do Turismo planeja implementar no país a Rede Brasileira de Cidades Criativas. Assim, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a pasta lançou edital que selecionará uma instituição para auxiliar na criação de um modelo conceitual para o desenvolvimento da rede.

A instituição contratada deverá fazer o levantamento de informações e a elaboração de um documento referência com diretrizes, estratégias e critérios de inserção de cidades criativas na rede brasileira.

As propostas podem ser enviadas até o dia 1º de março.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a criação de uma rede que congregue destinos turísticos criativos no Brasil permitirá destacar as principais políticas setoriais e induzir a participação ativa dos municípios. “O resultado é a melhoria dos negócios criativos e turísticos já existentes, bem como a criação de novos empreendimentos e modelos de gestão comprometidos com a promoção e o uso responsável dos recursos, conectando pessoas ou organizações com interesses em comum”, avalia.

Cidades Criativas

A ideia da Rede Brasileira de Cidades Criativas é estimular cidades a usarem o capital criativo e inovador para promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, os governos municipais, empreendimentos e agentes criativos, gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

“A proposta é potencializar a indústria criativa em todo o país, alavancando o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Com mais de 5.500 municípios, o Brasil tem potencial para usar a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento”, destaca o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

Acesse o edital

 


Com informações do Ministério do Turismo