Notícias

Turismo

Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades nesta quarta-feira (5)

Reabertura é baseada em protocolos rígidos de prevenção para assegurar a proteção dos visitantes
Publicado em 05/08/2020 19h18
Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades nesta quarta-feira

O circuito dos cinco lagos na parte alta do Parque Nacional é um dos atrativos abertos à visitação. - Foto: Parque Nacional do Itatiaia

Os turistas poderão voltar a visitar uma das mais importantes atrações naturais do Brasil a partir desta quarta-feira (5). O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, reabre de forma gradual após meses fechado em decorrência da pandemia de coronavírus. Criado em 1937, foi o primeiro Parque Nacional do Brasil e é um importante atrativo turístico da região onde está situado, que abrange os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A retomada das atividades será feita a partir da adoção de protocolos de prevenção estabelecidos por órgãos oficiais de saúde e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As medidas foram baseadas em três frentes de atuação: sociais, sanitárias e operacionais, que estabelecem o distanciamento físico, a sanitização dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da Covid-19.

Além disso, as ações serão realizadas em três fases. A primeira consiste na restrição de acesso a parte dos atrativos; a segunda, na flexibilização do acesso, mas com capacidade reduzida; e por fim a terceira fase, onde as atividades serão retomadas normalmente.

Na fase inicial de reabertura, apenas a parte baixa e algumas atrações da parte alta do parque estarão abertas. A maior parte dos atrativos terá restrições quanto ao fluxo de visitação e, em todos os locais, os visitantes deverão manter o distanciamento mínimo de dois metros e usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção. Para evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado. A direção do parque aconselha que os ingressos sejam comprados pela internet, para evitar aglomerações.

Clique Aqui para mais informações sobre as novas medidas de prevenção adotadas pelo Parque Nacional do Itatiaia.

Com informações do Ministério do Turismo