Notícias

Viajante

Calendário do turismo reúne destinos para quem pretende viajar no pós-Carnaval

No mês de março, são mais de 100 eventos espalhados por diversas cidades de todo o Brasil
Publicado em 03/03/2020 13h05 Atualizado em 03/03/2020 13h07
Eventos de março movimentam destinos nacionais no pós-Carnaval

Empório Vila Germânica - Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

O Carnaval chegou ao fim, mas o mês de março reserva aos visitantes dos destinos brasileiros muitas atrações. No Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo o turista vai encontrar um total de 110 atividades espalhadas pelo País, que podem motivar o viajante a colocar - ou manter - o pé na estrada.

O calendário divulga eventos de lazer, esportes, gastronomia e turismo religioso, além de oferecer informações sobre a oferta turística do Brasil, que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens.

Gastronomia

Para os apreciadores da gastronomia regional destinos não faltarão. Caso da cidade de Rolante (RS), que promove a 23ª Kuchenfest, de 6 a 8 de março. A Capital da Nacional da Cuca, situada no Vale do Paranhana, permite ao turista provar diversas formas do prato, ao som de bandas locais e nacionais.

Também haverá opções para os apreciadores de uma verdadeira paixão brasileira. Blumenau (SC), famosa pela renomada Oktoberfest, abriga o Festival Brasileiro de Cerveja entre os dias 11 e 14. A cidade do Vale do Itajaí promove um evento onde se pode experimentar cerca de 800 rótulos, comercializados em 130 estandes, além de provar a culinária típica e curtir atividades culturais do local.

Sob a mesma pegada, Vassouras (RJ) realiza, de 13 a 15 de março, o III Festival de Cultura Cervejeira. Além da prova de rótulos, o festival oferece atrações locais e é a principal pedida na antiga Estação Ferroviária do município. O CerVas integra produtores artesanais do Sul fluminense a fabricantes de outras regiões do Rio de Janeiro, em um espaço para exposição, degustação e troca de conhecimentos, somado a uma extensa programação artística.

Cultura 

Na cidade de Bombinhas, cenário catarinense de belas praias e paisagens naturais, segue a programação do Verão Bom Demais, iniciada em dezembro. O projeto inclui apresentações artísticas, feiras de artesanato, teatro e cinema na rua, além da disponibilidade de cadeiras anfíbias, para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam aproveitar o mar de forma segura, acompanhadas de bombeiros.

Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, realiza o 25º Ostracycle, entre os dias 26 e 29. Um dos maiores encontros de motociclistas do Brasil, o evento recebe representantes de mais de 800 motoclubes de diversos estados brasileiros e de fora do País. Completam o cenário apresentações de bandas de rock and roll, em meio a demonstrações de bike trial, globo da morte, lanchonetes, food trucks e lojas de artigos sobre a cultura de duas rodas.

Ecoturismo 

Já os amantes do ecoturismo radical têm na mineira Araxá uma ótima opção. De 5 a 8 de março, o conhecido município de águas termais sedia uma etapa da Copa Internacional da modalidade, no Complexo do Barreiro. Se a motivação for a fé, São Cristóvão (SE) é palco, entre os dias 6 e 8, da tradicional Romaria do Senhor dos Passos. A celebração católica percorre o antigo Centro da cidade, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1967.

Todas as informações contidas no site do Ministério do Turismo são fornecidas por secretarias estaduais e municipais de Turismo, além dos responsáveis pela realização de eventos. Fonte de consulta para viajantes, o calendário favorece a divulgação dos destinos e atrativos do País. Clique aqui para cadastrar o seu evento e, em caso de dúvidas, verifique o Manual de Preenchimento.

 

Com informações do Ministério do Turismo