Notícias

Feriado

Carnaval 2020: principais destinos brasileiros devem receber 36 milhões de visitantes

Taxa de ocupação hoteleira anima setor turístico nas sete cidades que mais receberão foliões
Publicado em 10/02/2020 16h07
06.02.2020_Carnaval_Rio_de_Janeiro.jpg

Rio de Janeiro (RJ) deve movimentar sete milhões de foliões durante o Carnaval. Foto: Ministério do Turismo

A expectativa do setor turístico para o Carnaval mostra que a edição de 2020 será de recordes. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo indica que a festa deve ser aproveitada por mais de 36 milhões de foliões em seis cidades onde a folia figura entre os grandes eventos do ano, além do Distrito Federal. O destaque vai para São Paulo (SP) que, de acordo com a prefeitura municipal, deve movimentar 15 milhões de pessoas durante os dias de folia. 

No Rio de Janeiro (RJ), sete milhões de foliões devem passar pelos famosos bloquinhos e pelo sambódromo. Desses, 1,9 milhões são turistas de outros estados do País e do mundo. Em Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões curtam o Carnaval nas famosas ladeiras de Olinda, e 1,6 milhão, na capital, Recife. Minas Gerais espera que cinco milhões de pessoas aproveitem os dias de festa em Belo Horizonte. Em Salvador (BA), são esperados três milhões de foliões, sendo 854 mil turistas, 6,7% a mais do que em 2019. No Distrito Federal, 1,2 milhão de pessoas devem aproveitar a folia.

Setor hoteleiro

Outro indicador que tem animado o setor turístico é a taxa de ocupação dos hotéis no País. No Rio de Janeiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH/Rio) registrou uma taxa de ocupação média de 79%. O índice é maior do que o noticiado no mesmo período do ano passado (74%). Em Brasília, também houve crescimento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do DF (ABIH/DF), o percentual deve subir de 24%, registrado em 2019, para 32%.

Em Pernambuco, são esperadas taxas acima dos 95%. Os hotéis de São Paulo devem ter 60% dos seus quartos ocupados pelos foliões. Já na Bahia, Salvador deve atingir 95% de ocupação, com picos de 100% durante a festa. Em Belo Horizonte (MG), são esperados, segundo a ABIH do estado, que 80% dos quartos de hotéis estejam ocupados no período de Carnaval, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que os bons números trazem ânimo para o setor. “Esses dados só comprovam que o nosso Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e que possui grande potencial turístico para movimentar milhões de brasileiros e estrangeiros pelos destinos do País. Isso anima ainda mais o trade e fortalece as atividades turísticas, gerando emprego e renda para a população”, comentou.

Com informações do Ministério do Turismo