Notícias

INFRAESTRUTURA

Mais de 400 antenas com conexão banda larga gratuita chegam a Alagoas

Desde a semana passada, o Ministério das Comunicações inaugurou oficialmente 14 pontos de internet no Maranhão, Piauí e, agora, em Alagoas
Publicado em 05/11/2020 16h29
Mais de 400 antenas com conexão banda larga gratuita chegam a Alagoas

Ministro Fábio Faria ressaltou que ampliar o acesso à internet é um dos seus objetivos - Foto: Alan Santos/PR

O sertão alagoano recebeu, pela primeira vez, uma antena com rede banda larga gratuita do programa Wi-Fi na Praça, criado em agosto deste ano pelo Ministério das Comunicações (MCom). O estado é o quinto a ser contemplado – os outros são Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Piauí. Milhares de pessoas poderão navegar à vontade pelo celular ou computador. A entrega foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, acompanhado do Presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (5), no município de Piranhas (AL).

Na ocasião, Fábio Faria ressaltou que ampliar o acesso à internet é um dos seus objetivos. “O Presidente Jair Bolsonaro mostrou que havíamos deficiência de internet, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, e me deu a missão de expandir a conectividade no Brasil. É isso que estamos fazendo”, afirma.

É na praça do povoado conhecido como Lagoa Nova, distante 22 quilômetros do centro urbano da cidade, que está localizada a torre, instalada em parceria com a Telebras. Do alto, a transmissão percorre um raio de 200 metros. Assim, quem estiver nesse espaço poderá se conectar ao mundo digital a qualquer hora do dia, quantas vezes quiser.

São 20 mega de velocidade, o suficiente para assistir aulas on-line, conversar com amigos e parentes distantes e acessar serviços públicos, como os do INSS. Em pequenas comunidades, especialmente nas rurais, no interior dos estados, esse tipo de projeto estimula até mesmo o comércio local on-line.

Além do novo ponto de conexão em Piranhas, que possui cerca de 25 mil habitantes, já existem, em Alagoas, outros 438 pontos de internet por satélite do Governo Federal. É o programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que oferta 10 mega de velocidade em locais específicos. A maioria dos equipamentos está em escolas públicas, um total de 85%. Bibliotecas, centros de assistência social, unidades de saúde e de segurança pública estão entre os demais espaços atendidos.

Balanço

Desde a semana passada, o MCom inaugurou oficialmente 14 pontos à população de comunidades do Maranhão (3), Piauí (10) e, agora, Alagoas (1). Mais de 12 mil antenas já foram entregues pelo Governo Federal em aproximadamente 3 mil municípios brasileiros. Cerca de 9,5 mil estão em escolas, dando apoio pedagógico aos professores e ajudando os alunos a acessar conteúdos on-line.

 

Com informações do Ministério das Comunicações