Notícias

WI-FI NA PRAÇA

Conexão de internet gratuita chega a Flores de Goiás (GO)

O estado goiano já recebeu 135 pontos de internet por satélite do Ministério das Comunicações
Publicado em 18/11/2020 12h27
Conexão de internet gratuita chega a Flores de Goiás (GO)

O ponto permitirá acesso ilimitado ao mundo digital a qualquer hora do dia - Foto: Isac Nóbrega/PR

Mais um ponto de conexão banda larga gratuita no estado de Goiás foi entregue, nesta quarta-feira (18), pelo Presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Desta vez, a comunidade do Assentamento Bom Sucesso, localizado a 13 quilômetros do centro urbano de Flores de Goiás, que não tinha acesso à internet, passou a contar com o serviço. A iniciativa faz parte do programa Wi-Fi na Praça, do Ministério das Comunicações.

O equipamento de transmissão, instalado em parceria com a Telebras, tem raio de alcance de aproximadamente 200 metros. O ponto permitirá acesso ilimitado ao mundo digital a qualquer hora do dia, numa velocidade de até 20 mega, o suficiente para assistir aulas on-line, conversar com amigos e parentes distantes, além de acessar serviços públicos e bancários. Cerca de 85 famílias passarão a contar com a conexão. “A antena da Telebras que estamos instalando está ligada a um satélite a 36 mil quilômetros daqui para trazer, a partir de hoje a esta comunidade, internet gratuita e ilimitada para todo mundo”, afirma o ministro Fábio Faria.

Além do novo ponto de conexão em Flores de Goiás, já existem, no estado, 135 pontos de internet por satélite do Governo Federal. É o programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), que oferta 10 mega de velocidade em locais específicos, como escolas públicas, bibliotecas e centros de assistência social.

Wi-Fi na Praça

O programa Wi-Fi na Praça é uma evolução do Gesac e foi criado em agosto deste ano pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. Goiás é o 6º estado a receber o programa. Os outros são Piauí, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará.

Desde o início de novembro, o Ministério das Comunicações inaugurou oficialmente 15 pontos à população de comunidades do Maranhão (3), Piauí (10), Alagoas (1) e, agora, em Goiás (1). Cada ponto de rede pode beneficiar, em média, mil usuários. Mais de 12,5 mil antenas já foram entregues pelo Governo Federal em aproximadamente 3 mil municípios brasileiros. Cerca de 9,5 mil antenas estão em escolas, dando apoio pedagógico aos professores e ajudando os alunos a acessar conteúdos on-line.

 

Com informações do Ministério das Comunicações