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Agentes utilizam abordagem 100% digital em rodovia federal de Minas Gerais

Ação teve o objetivo de mostrar como a transformação digital torna a fiscalização mais rápida, segura
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Publicado em 06/08/2020 20h37 Atualizado em 10/01/2023 14h27
Agentes utilizam abordagem 100% digital em rodovia federal de Minas Gerais

No setor de transportes e trânsito, foram informatizados 187 serviços públicos - Foto: Ministério da Infraestrutura

Uma blitz digital foi promovida nesta quinta-feira (6) na rodovia federal BR-050 em Minas Gerais. Os agentes fiscalizaram, por meio do celular, os documentos CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), de modo totalmente digital pelo aplicativo Vio, que garante a legitimidade dos documentos.

A ação teve o objetivo de mostrar como a transformação digital promovida pelo Governo Federal torna a fiscalização mais rápida, segura e efetiva, com explicou o secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que participou da operação.

“O Ministério da Infraestrutura, no último um ano e meio, transformou cem por cento dos seus serviços digitais, de forma que, hoje, o cidadão, o motorista, pode ter um documento nacional de habilitação, o documento do motorista digital, e também o CRLV, que é o documento do carro, também digital. Dessa forma, a abordagem feita pela Polícia Rodoviária Federal é mais eficiente, mais célere e também muito mais segura tanto para o cidadão, mas também para o policial que está em campo”, disse.

Uma série de serviços oferecidos pelo Governo Federal foram digitalizados nos últimos meses. No setor de transportes e trânsito, por exemplo, foram informatizados 187 serviços públicos.

Além da Carteira Digital de Trânsito e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, foi criado o InfraBR, um aplicativo digital que oferece apoio aos caminhoneiros, permitindo obter informações sobre o funcionamento de serviços essenciais para continuar nas estradas. Outro serviço digital disponível ao cidadão é o Portal de Multas do Dnit, que reúne os serviços de defesa de autuação.

“Essa é uma pauta conjunta entre o Ministério da Infraestrutura, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério da Justiça, de forma que possamos, juntos, como servidores públicos, gestores públicos, entregar um país mais eficiente, mais moderno e principalmente um país mais seguro para o cidadão brasileiro”, acrescentou Marcelo Sampaio.

Autoatendimento de Cabine de Pedágio

Também nesta quinta-feira, em Minas Gerais, o secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou da inauguração de autoatendimento de cabine para pagamento de pedágio, batizado de Olívia. É mais uma alternativa para motoristas pagarem a tarifa de pedágio, além dos atendimentos tradicionais e das pistas automáticas.

As novas cabines de autoatendimentos estarão disponíveis na BR-050, nas praças de Uberaba (Km 104+900) e Araguari (Km 051+475), administradas pela concessionária ECO050, do grupo Ecorodovias. O novo sistema busca dar mais conforto ao usuário, em especial durante pandemia, onde é recomendado o distanciamento social. O autoatendimento exclui a necessidade de saque e manejo de cédulas de dinheiro durante a viagem e é exclusivo para carros, considerados veículos leves.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Ministério da InfraestruturaMinas GeraisCNH DigitalPolícia Rodoviária FederalDocumentos
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