Notícias

Coronavírus

Instituto Federal de Sergipe faz doação de equipamentos de proteção facial para unidades de saúde

Hospital de Cirurgia em Aracaju é a primeira unidade a receber as máscaras
Publicado em 25/03/2020 18h28
Instituto Federal de Sergipe (IFS) faz doação de equipamentos de proteção individual para unidades de saúde

Instituto Federal de Sergipe já começou a distribuir gratuitamente equipamentos de proteção em unidades de saúde - Foto: IFS

Uso da máscara de proteção é essencial no dia a dia de trabalho dos profissionais de saúde.  No entanto, o insumo está em falta do País e no mundo.  Para suprir a necessidade do Brasil neste momento, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) resolveu produzir protetores faciais de acetato em impressoras 3D para doar a hospitais e unidades de saúde. O equipamento de proteção individual (EPI) é primordial para evitar a contaminação e proliferação do coronavírus.

O produto é de uso exclusivo dos profissionais de saúde.  O insumo é diferente das máscaras convencionais vendidas nas drogarias e farmácias. Eles protegem toda a parte facial do médico, enfermeiro e outros profissionais de saúde de gotículas e respingos durante o atendimento ao paciente. 

A primeira unidade a receber o EPI produzida pelo instituto será o Hospital de Cirurgia, em Aracaju (SE). Serão doados 25 equipamentos de proteção total do rosto.

Instituto Federal de Sergipe (IFS)

A unidade conta com três impressoras 3D responsáveis pela produção do equipamento de proteção individual. Cada máquina chega a imprimir duas máscaras por vez. Todo o processo é realizado em duas horas. A máscara é feita de acetato (material capaz de impedir que a saliva e possíveis secreções se dissipem pelo ar) e de plástico de poliácido láctico (feito de milho e biodegradáveis).

O diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFS, José Augusto Andrade Filho, ressalta que trabalhando em conjunto e com um único objetivo podemos conter os impactos do novo coronavírus."Essa é uma ação que envolve várias pessoas que possuem impressora 3D e empresas que fazem doações [de matérias-primas]. Nós estamos fazendo a nossa parte", afirmou o diretor.

As empresas que quiserem ajudar na produção bastam entra em contato pelos telefones (73) 99800-5542 e (73) 3711-1851, das 7 às 13 horas.

Com informações do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Sergipe