Notícias

SAÚDE SUPLEMENTAR

ANS suspende comercialização de 14 planos de saúde

Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou a lista de planos suspensos e reativados; medida de proibição entra em vigor no dia 13 de março
Publicado em 10/03/2020 16h23
Agência Nacional de Saúde Suplementar divulga lista de planos suspensos e reativados

ANS suspende a comercialização de 14 planos de saúde devido a reclamações de beneficiários - Foto: Marcello Casal Jr -Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a comercialização de 14 planos de saúde. No total, cinco operadoras perdem o direito de vender os produtos devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A ação é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o desempenho do setor e serviços prestados aos beneficiários de planos de saúde. A medida de proibição entra em vigor no dia 13 de março.

As operadoras só poderão comercializar os produtos novamente após comprovação de melhoria na cobertura assistencial. Mesmo com a proibição, 62.704 beneficiários desses planos ficam protegidos.

A ANS divulgou ainda a lista de planos que conseguiram melhorar a cobertura assistencial e já podem voltar a ser comercializados. No total, 28 planos de saúde de 11 operadoras tiveram a venda liberada pela agência.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento avaliou o período do 4º trimestre de 2019, que compreende do dia primeiro de outubro a 31 de dezembro do mesmo ano. No total, foram recebidas 20.664 reclamações sobre a cobertura assistencial.

Avaliação

A cada trimestre, as operadoras são reavaliadas e, aquelas que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas para oferecer os planos para novas comercializações. Esses planos só podem ser comercializados novamente se não apresentarem nenhuma outra medida de proibição.

Acesse aqui a lista de planos com comercialização suspensa

Acesse aqui a lista dos planos reativados.

 

Com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar e Voz do Brasil