Notícias

Amazônia

Presidente recebe equipe de Israel que ajudará no combate a queimadas

publicado: 05/09/2019 16h31, última modificação: 05/09/2019 17h40
Os bombeiros israelenses trouxeram equipamentos que informam sobre a propagação do fogo
Presidente recebe equipe de Israel que ajudará no combate a queimadas

Foto: Ministério da Defesa

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu nesta quinta-feira (05), onze bombeiros de Israel que vão auxiliar no combate ao fogo na Amazônia. Durante o encontro,  Bolsonaro disse que o conhecimento israelense em incêndios é bem-vindo e que o momento fortalece os laços de amizade entre os países “É a segunda vez que eu vejo amigos de Israel, no Brasil, colaborando conosco”. O país já ajudou o Brasil após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG). 

Os israelenses trazem equipamentos que operam integrados com drones, além de material para comunicação, com o objetivo de apoiar as equipes sobre a direção de propagação das chamas.

Ao detalhar a operação, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, explicou que aplicativos específicos, que se comunicam diretamente com satélites vão trazer uma melhor avaliação do cenário, auxiliando o Corpo de Bombeiros do Brasil. “É um ato de ajuda, é um ato de irmãos”. 

O representante do Ministério de Israel no Brasil, coronel Oded Knaan, informou que o apesar de ser um país pequeno, Israel pode colaborar com o Brasil. “Queremos dar apoio, estudar e aprender juntos. Muito obrigado pela oportunidade de estar com o Brasil”. 

Israel ajuda no combate ao fogo na Amazônia Foto: Cysne/MD

Nesta quinta-feira, os bombeiros israelenses vão para Porto Velho (RO) e sexta-feira (06), serão deslocados para áreas de combate de incêndio a serem definidas, onde devem permanecer até o 11 de setembro, auxiliando os militares brasileiros. Os israelenses ficarão baseados na 17º Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho.