Notícias

Operação Verde Brasil 2

Em programa de rádio, Mourão fala sobre fiscalização na Amazônia

“Estejam certos que a fiscalização continua a ocorrer e com bons resultados”, afirmou
Publicado em 13/07/2020 16h46
Em programa de rádio, Mourão fala sobre fiscalização na Amazônia

- Foto: EBC

 O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, destacou, em programa de rádio, o trabalho da Operação Verde Brasil 2, teve início em maio e foi prorrogada até o dia 6 de novembro.

“No mês de junho, sobrevoei o sudeste do Pará e Marabá para acompanhar de perto as ações da Operação Verde Brasil 2, pois ali temos a área mais crítica de desmatamento ilegal. Estejam certos que a fiscalização continua a ocorrer e com bons resultados”, afirmou no Programa Por Dentro da Amazônia, que vai ao ar às segundas-feiras na Rádio Nacional. A Operação Verde Brasil 2 emprega militares para coibir crimes ambientais e desmatamentos.

Mourão tem se reunido com empresários brasileiros e estrangeiros para apresentar os resultados da operação e as ações do governo para o combate ao desmatamento, às queimadas, além das melhores soluções para conciliar o desenvolvimento da Amazônia com a preservação do meio ambiente.

Na última quarta-feira (08), o vice-presidente esteve em Belém, capital do Pará, para uma conversa com a classe empresarial do estado. Eles discutiram temas ligados ao desenvolvimento sustentável.

“Tivemos um alinhamento de propósitos daquilo que é necessário para o avanço na produtividade do estado. É preciso que a gente toque pra frente a questão da preservação do meio ambiente impedindo crimes contra a floresta. E estejamos unidos na busca das melhores soluções para o desenvolvimento sustentável do Pará”, avaliou Mourão.

Segundo ele, cabe ao setor público criar as condições para que os investimentos do setor privado revertam em benefícios para a população como emprego e renda “Para que possam viver com dignidade e zelar por aqueles que são seus entes mais queridos, assim, estimulando o desenvolvimento”, disse.

O vice-presidente citou que o Pará tem dois grandes carros chefes que são o agronegócio, na região sul do estado, e a mineração em Carajás. “Ambos podem caminhar com mais eficiência explorando bem a terra e preservando a nossa floresta”, afirmou.

Também na última semana, Mourão e ministros se reuniram com representantes de fundos de investimentos estrangeiros e apresentaram as medidas tomadas pelo governo para a preservação da Amazônia.

Mourão ainda conversou com representantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, da Associação Brasileira do Agronegócio e da Associação PanAmazônia.

Operação Verde Brasil 2

A partir da segunda quinzena de julho, a atuação da Operação Verde Brasil 2 vai direcionar o foco ao combate às queimadas na região. Na última sexta-feira (10), quando foi prorrogada, a operação completou dois meses com aplicação de 1,2 mil multas que somam mais de R$ 407 milhões.

Desde maio, os militares fiscalizaram 74 madeireiras e foram apreendidos mais de 27,9 mil metros cúbicos de madeira ilegal. Um total de 12,6 mil embarcações foram revistadas, das quais 193 foram apreendidas. Ainda foram apreendidos 174 veículos e 372 quilos de drogas.

 

Confira a íntegra do programa