Notícias

Exército

Laboratório de Análises Químicas recebe certificação internacional

Instituição se aproxima do objetivo de ser o primeiro laboratório designado pela OPAQ no Hemisfério Sul
Publicado em 29/03/2021 11h17
Laboratório de Análises Químicas recebe certificação internacional

O LAQ possui agora dois conceitos "A" consecutivos - Foto: Ministério da Defesa

O Laboratório de Análises Químicas (LAQ), do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), do Centro Tecnológico do Exército obteve conceito inédito em teste de certificação internacional. Alcançou conceito "A" no 48º Teste de Proficiência Oficial da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), promovido no segundo semestre de 2020.

O LAQ possui agora dois conceitos "A" consecutivos, conquista inédita para um representante do Grupo da América Latina e do Caribe (GRULAC) na história do teste oficial da OPAQ.

Uma sequência de três bons conceitos (AAA ou AAB) nesses testes constitui um dos requisitos para integrar a rede de laboratórios designados pela OPAQ para o recebimento e análise de amostras coletadas em situações reais.

Com o segundo "A" consecutivo, o Laboratório do Exército se aproxima do objetivo de integrar a rede de laboratórios designados pela OPAQ. Atualmente, existem apenas 25 laboratórios designados de países da América do Norte, Europa e Ásia. Ainda não há laboratório designado no Hemisfério Sul.


Com informações do Ministério da Defesa