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Semana Brasil movimentará comércio e varejo pela retomada da economia

Entre os dias 3 e 13 de setembro, serão oferecidas ofertas especiais aos consumidores
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Publicado em 05/08/2020 14h46 Atualizado em 10/01/2023 14h47
Semana Brasil movimentará comércio e varejo pela retomada da economia

Secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, anuncia a Semana Brasil 2020. - Foto: Agência Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, será realizada a Semana Brasil que oferece descontos especiais aos consumidores no comércio e serviços. O evento ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro com a tarefa de impulsionar a retomada da economia e dos empregos, com segurança. O mote da campanha é “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”.

Como no ano passado, o evento ocorre em meio às comemorações da Semana Pátria, quando é celebrada a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. Iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, a Semana Brasil é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e possui três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.

A Semana Brasil vai criar atrativos para o consumidor e, assim, contribuir para a reaquecer a economia no momento em que o comércio sente o impacto provocado pela pandemia do coronavírus. “A Semana em 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, tempo de normalização da relação econômica entre pessoas e empresas” disse o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten.

Neste ano, será dedicada atenção especial ao pequeno e médio comerciante, de acordo com secretário-executivo. “Vamos trazer o pequeno e o médio comerciante, o lojista de bairro”, explicou. Esses comerciantes terão acesso a todo o kit visual de promoção da Semana Brasil. “A condição fundamental é de fato proporcionar benefícios reais aos consumidores”, ressaltou.

Segundo Fabio Wajngarten, a orientação é que sejam seguidos todos os protocolos de saúde e segurança devido à pandemia do coronavírus. “Quisemos fazer dez dias de Semana Brasil até para que não houvesse concentração populacional nas lojas e nos shoppings, cumprindo todo o protocolo de segurança por conta da Covid-19”, disse.

Semana Brasil

Em 2019, a Semana Brasil foi realizada entre os dias 6 e 15 de setembro e contou com a participação de mais de 14 mil empresas. Setores como o varejista, imobiliário e de publicidade ofereceram descontos, promoções e benefícios reais aos consumidores.

Segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online cresceram 41% durante nos dias da campanha em comparação ao mesmo período de 2018. As vendas no varejo registraram crescimento nominal de 11,3% no mesmo período, segundo levantamento da Cielo. Para esse ano, a expectativa do governo é de que o evento traga resultados ainda melhores para a economia.  “A expectativa do setor de serviços, comércio e varejo, higiene e beleza, restaurantes, entretenimento, é excelente. Está todo mundo muito animado”, disse Wajngarten.

Os segmentos que mais se destacaram em 2019 e puxaram o crescimento das vendas foram os de cosméticos (+19,8%), móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (+12,6%), turismo e transporte (+6,6%), vestuário e artigos esportivos (+6,1%) e supermercados e hipermercados (+4,5%).

Com informações da Secom

Empresa, Indústria e Comércio
Tags: Semana BrasilComércioSecomConsumidor#Pandemia

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