Notícias

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Parceria do MEC oferece 20 mil vagas em cursos de qualificação profissional

Ao todo, serão 36 mil vagas em cursos gratuitos até o 2º semestre de 2021
Publicado em 11/11/2020 13h16
Parceria do MEC oferece 20 mil vagas em cursos de qualificação profissional

Os cursos são gratuitos, e as aulas terão início no dia 30 de novembro - Foto: MCTIC

As inscrições para o processo seletivo de 20 mil vagas em cursos de qualificação profissional a distância no Instituto Federal Sul-riograndense estão abertas. Os cursos são gratuitos, e as aulas terão início no dia 30 de novembro, sendo, exclusivamente, a distância, fator que viabiliza a participação de interessados de qualquer cidade ou região do país.

As vagas estão divididas entre os cursos de assistente administrativo, assistente de controle de qualidade, gestor de microempresa, montador e reparador de computadores, operador de computador e programador web. Para o curso operador de computador, o requisito de escolaridade é a conclusão do 5º ano do ensino fundamental. Para ingressar nos demais cursos é exigido o ensino fundamental completo.

A oferta é resultado de uma parceria entre a instituição de ensino e o Programa Novos Caminhos do Ministério da Educação (MEC), que viabilizará a abertura de 36 mil vagas em cursos de qualificação profissional até o 2º semestre de 2021.

Ao longo de 2020, uma das prioridades do Programa Novos Caminhos foi o fomento às oportunidades de educação profissional a distância, para preparar os estudantes para o mercado de trabalho durante o período de distanciamento social devido à Covid-19. Ao todo, foram oferecidas 253 mil vagas a partir de parcerias com instituições de ensino estaduais, municipais e federais.

Inscrições podem ser feitas pelo link.


Com informações do Ministério da Educação