Notícias

Pesquisas

Capes altera para seis meses prazo de prorrogação de bolsas

As bolsas ativas de mestrado e doutorado terão prazo excepcional alterado de três para seis meses devido à crise do novo coronavírus
Publicado em 20/08/2020 17h00
CAPES prorroga prazos de bolsas de estudo e pesquisa

A alteração do prazo vai dar mais tempo para os estudantes concluirem suas pesquisas - Foto: Banco de Imagens

Para assegurar a continuidade das pesquisas afetadas pela crise do novo coronavírus, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) alterou de três para seis meses o prazo máximo para prorrogação excepcional das bolsas ativas de mestrado e doutorado no País. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20), pela Portaria nº 121/2020.

Benedito Aguiar, presidente da Capes disse que a equipe técnica avaliou que a Covid-19 ainda afeta a pós-graduação: “Estamos dando mais tempo para que os estudantes concluam suas pesquisas, minimizando os impactos das restrições impostas pela pandemia”.

O pedido de extensão deve ser feito pela instituição de ensino superior (IES), diretamente no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) até as 18h da próxima terça-feira (25) e pode ser direcionado a qualquer beneficiário com bolsa ativa. A Capes recomenda que sejam prorrogados os auxílios de mestrandos e doutorandos cujos trabalhos tenham sido afetados pelos contratempos causados pela Covid-19.

Esta é a segunda medida nesse sentido adotada pela Coordenação, desde o início da crise sanitária. Em abril, foi publicada a Portaria nº 55, que beneficiou mais de 20 mil alunos de cursos de mestrado e doutorado, que estavam impossibilitados de desenvolver de forma adequada suas atividades acadêmicas. Segundo o presidente, “essa renovação da prorrogação demonstra a nossa preocupação constante e cuidados com nossos bolsistas”.

As cotas das bolsas continuarão ocupadas durante o período de prorrogação e os programas de pós-graduação não podem substituir os bolsistas durante este período.

 

Com informações da Capes