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TELEATENDIMENTO

Hospital Universitário oferece assistência remota a pacientes em João Pessoa

Aproximadamente 40 profissionais realizam atendimento por meio de aplicativos de mensagem para os pacientes do hospital
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Publicado em 02/06/2020 13h42 Atualizado em 31/10/2022 15h19
Hospital Universitário oferece assistência remota a pacientes em João Pessoa

A central telefônica conta com quatro linhas, que contemplam 12 especialidades. - Foto: Divulgação/Ebserh

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Universidade Federal da Paraíba, criou uma Central de Teleatendimento para oferecer orientação remota aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que são assistidos pela instituição. Aproximadamente 40 profissionais realizam essa assistência remota. Os atendimentos ocorrem por meio de ligação do aplicativo de mensagens WhatsApp ou da plataforma Teams, da Microsoft, nas especialidades: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia.

O gerente de Ensino e Pesquisa e superintendente em exercício do HULW, Ângelo Melo, destacou a importância da iniciativa para a assistência à população. “Estamos com um ambulatório fechado por conta da pandemia, e os pacientes precisam ter um monitoramento, uma orientação, um apoio assistencial nesse momento. Não é possível realizar uma teleconsulta, porque seria necessário termos plataformas muito mais complexas, e sabemos da dificuldade de acesso dos pacientes a essas ferramentas. Mas a teleorientação e o telemonitoramento vão ajudar bastante agora, principalmente aos pacientes com enfermidades crônicas”, afirmou.

O professor de educação física, Sergio Cabral, afirmou ter sido bem atendido e elogiou o teleatendimento. “Tive um excelente atendimento, primeiramente por telefone. Minhas receitas de Neurologia foram encaminhadas ao Setor de Acolhimento e depois entregues para mim”, conta o paciente.

Para a execução do projeto de telemedicina do Lauro Wanderley, foram definidos dois tipos de atendimento: a teleorientação e o telemonitoramento. O acesso dos pacientes ao serviço se dá por meio de uma central telefônica com quatro linhas, que contemplam 12 especialidades: Grupo 1 - Reumatologia, Dermatologia, Nefrologia; Grupo 2 - Hematologia, Oncologia, Endocrinologia; Grupo 3 - Cardiologia, Pneumologia, Pediatria; Grupo 4 - Neurologia, Geriatria, Psiquiatria.

Antes do teleatendimento, ocorre uma triagem, para verificar se o paciente tem perfil para receber assistência a distância, por meio da aplicação de um questionário. Em seguida, há a coleta de dados para agendamento. Depois, é indagado se ele tem acesso à internet e a e-mail. Caso contrário, o atendimento ocorre por meio de ligação de um aplicativo de conversa. Depois do paciente passar por triagem, é agendada uma data, na grade de cada profissional que está fazendo o telatendimento, conforme o dia que ele costuma atender no ambulatório do HULW. Previamente, os usuários são comunicados sobre data e horário do atendimento.

Demanda reprimida

A criação da Central de Teleatendimento tem como objetivo atender a demanda reprimida de vários pacientes, a exemplo daqueles com enfermidades crônicas, como diabetes, cardiopatias e doenças reumatológicas. Tais usuários são assistidos pelo Hospital Universitário há algum tempo, e é necessário dar continuidade a esses acompanhamentos.

Atualmente, existem outras iniciativas de telemedicina sendo executadas em hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Rede Ebserh, mas o HULW desenvolveu um projeto próprio, tendo como subsídio um documento produzido pela estatal. “Houve troca de experiências com outros hospitais. Observamos o que havia no documento da sede e, a partir daí, adaptamos para a realidade do Lauro Wanderley”, afirma Ângelo Melo. 

Com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Educação e Pesquisa
Tags: #Coronavirus#CoronavirusNoBrasilHospital UniversitárioEbserhEmpresa Brasileira de Serviços HospitalaresMinistério da EducaçãoMEC

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