Notícias

Covid-19

Instituto Federal do Amazonas produz máscaras para combate ao coronavírus

Material será distribuído para auxiliar os profissionais da saúde no estado
Publicado em 02/04/2020 14h07 Atualizado em 02/04/2020 18h22
No Amazonas, Instituto Federal de Educação produz máscaras para combate ao coronavírus

Máscaras serão distribuídas aos profissionais da saúde - Foto: Reprodução/Ifam

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) está produzindo, com impressora 3D, os componentes para a montagem de máscaras de proteção facial destinadas aos profissionais de saúde que estão atuando no tratamento de pacientes com a Covid-19. A produção é realizada pelo Centro de Tecnologia Harlan Marcelice que faz parte da rede de impressão 3D do modelo Prusa.

Segundo o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Ifam, José Pinheiro, o Instituto tem capacidade de produção de 50 máscaras semanais. O número deve aumentar com a disponibilização de mais três impressoras 3D. "Essa é uma maneira do Ifam contribuir com o esforço nacional no combate à pandemia do Covid-19", afirmou.

O reitor do Ifam, Antonio Castelo Branco, por sua vez, destaca que a produção dos componentes para a produção das máscaras é uma oportunidade de o Instituto devolver à sociedade o investimento que é feito na produção do conhecimento, por meio de servidores e alunos.

“Além da produção do equipamento de proteção para os profissionais da saúde, estamos no aguardo da entrega da matéria-prima para a produção de álcool em gel, que também contribuirá no combate ao coronavírus”, disse o reitor.

 

Com informações do Ministério da Educação