Notícias

Mulheres na educação

No Brasil, 53% das bolsas de mestrado e doutorado são preenchidas por mulheres

As bolsistas também apresentam número expressivos na produção de artigos científicos
Publicado em 11/03/2020 11h57
No Brasil, 53% das bolsas de mestrado e doutorado são preenchidas por mulheres

As mulheres representam 53% dos bolsistas de mestrado e doutorado no Brasil. Elas preenchem 195 mil vagas das 364 mil matrículas - Foto: João Bittar/Ministério da Educação

As mulheres representam 53% dos bolsistas de mestrado e doutorado no Brasil. Em cursos de pós-graduação ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), elas preenchem 195 mil vagas das 364 mil matrículas. 

Além de estarem em alta na pesquisa, no ensino, no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação brasileiras, as mulheres também apresentam número expressivos na produção de artigos científicos. Atualmente, 72% dos materiais produzidos no Brasil são de autoria feminina

De acordo com a diretora de Avaliação da Capes, Sônia Bao, áreas antes com pouca ou nenhuma participação feminina, hoje possuem uma presença significativa das mulheres. 

“É preciso aumentar a base para conseguir chegar às posições de destaque. [...] Isso é transferido para a pós-graduação, para professores do ensino superior, logo, para pesquisadoras”, afirmou Sônia.

Com informações do Capes e Ministério da Educação