Notícias

JEB's

Vôlei tem semifinais definidas enquanto natação e atletismo encerram participação nos jogos escolares

Competições dos Jogos Escolares Brasileiros seguem até a sexta-feira (5), no Rio de Janeiro
Publicado em 03/11/2021 18h41
Vôlei tem semifinais definidas enquanto natação e atletismo encerram participação nos jogos escolares

As partidas de vôlei acontecem na Arena Carioca 3. - Foto: JEB's

Após dias de disputas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), realizados no Rio de Janeiro, algumas modalidades como a natação e o atletismo já se despedem. A natação encerrou a participação com o recorde de ter reunido cerca de 400 nadadores de todo o país no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra. A arena nunca havia recebido tantos nadadores em um único evento desde que foi inaugurada, em 2007.

A natação teve representantes de 332 escolas de todos os estados e do Distrito Federal. Os estudantes-atletas de São Paulo garantiram a maior pontuação absoluta e levaram o título da competição nas categorias masculina e feminina.

Uma das medalhistas na modalidade, Ana Julia Amaral, de São Paulo, comemorou o sucesso nos jogos. “Era um sonho, desde 2019, participar do JEB’s. Sempre ouvi as meninas falando que era uma competição maravilhosa e aí meu olho brilhou. Por sorte, no meu último ano, consegui vir e ganhar a medalha de primeiro lugar. O mais legal é a quantidade de gente, de todos cantos do país. Cada segundo que passa é uma emoção diferente e uma memória nova, que nunca vou esquecer”, disse a estudante.

O atletismo também encerrou as competições nesta terça-feira (2). Nesta edição dos jogos, uma novidade foi a inclusão de seis provas adaptadas para estudantes-atletas com deficiência intelectual. A delegação do Paraná se destacou no atletismo conquistando sete medalhas de ouro. Em seguida vieram Santa Catarina, que garantiu seis ouros, e Rio Grande do Sul, com quatro.

Vôlei na quadra e na praia

Já as equipes de vôlei seguem firme nos jogos e nesta terça-feira disputaram as quartas de final de seus respectivos grupos com incentivo das delegações a cada ponto conquistado. Após duelos equilibrados, estão definidas as séries semifinais do vôlei.

As disputas ocorreram nas séries ouro, prata e bronze e foram acirradas. A partir desta quarta-feira (3), os Jogos Escolares Brasileiros conhecerão os finalistas no voleibol. As partidas acontecerão na Arena Carioca 3.

E o vôlei de praia também teve jogos nesta terça-feira. As partidas de vôlei de praia definiram as equipes que seguirão para as semifinais dos Jogos Escolares Brasileiros. Ao todo, 27 partidas das séries cobre, bronze, prata e ouro foram realizadas no Parque Olímpico. As semifinais ocorrem ao longo desta quarta-feira (3).

Clique aqui e confira os resultados de cada modalidade da disputa.

Retomada da competição

Os JEB's, principal competição do desporto escolar brasileira, foi retomada após um intervalo de 17 anos. Mais de seis mil estudantes-atletas participam das competições entre 29 de outubro e 5 de novembro. As disputas oficiais ocorrem em 17 modalidades. A competição é aberta a estudantes de 12 a 14 anos.

Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e marcam um momento de retomada do desporto escolar no país, que passou a trabalhar a inversão da pirâmide do desporto nacional, com valorização do desporto de base.

Para acompanhar a programação diária e todas as modalidades dos jogos escolares, acesse aqui.