Notícias

DESPORTO ESCOLAR

Mayra Aguiar é a nova embaixadora dos JEB's 2021

Judoca bicampeã mundial e dona de dois bronzes olímpicos junta-se ao time formado por Serginho, Giba, André Domingos e Flávia Saraiva
Publicado em 06/01/2021 15h37
Mayra Aguiar é a nova embaixadora dos JEB's 2021

Aos 29 anos, Mayra Aguiar é um dos nomes mais importantes da história do judô feminino no Brasil - Foto: Agência Brasil

O elenco já era de peso, com os ídolos Serginho e Giba (ambos do vôlei), André Domingos (atletismo) e Flávia Saraiva (ginástica artística). Agora, o grupo de embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) ganhou mais um reforço. Bicampeã mundial e dona de duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016), a judoca Mayra Aguiar também aceitou o convite do secretário especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, para promover o evento e inspirar a nova geração.

"Eu fiquei super feliz com o convite. Já participei como embaixadora dos Jogos Escolares e já competi neles também", contou Mayra. "Lembro que foi bem legal, foi um início para conhecer como são eventos como os Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Os JEB’s reúnem vários esportes, pessoas de vários estados do Brasil. Foi uma competição importante para mim, para me habituar a esse ambiente de competição. Então, fiquei feliz em ser convidada mais uma vez para os JEB's, desta vez no Rio de Janeiro, e estou empolgada para estar junto dessa criançada", completou.

Aos 29 anos, Mayra Aguiar é um dos nomes mais importantes da história do judô feminino no Brasil. Consagrada como a melhor do mundo em Cheliabinsk (Rússia), em 2014, e em Budapeste (Hungria), em 2017, a gaúcha de Porto Alegre (RS) soma ainda duas pratas e três bronzes em mundiais, além dos bronzes olímpicos. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, conquistou o ouro que faltava na carreira, depois de ter conquistado duas pratas e um bronze no torneio continental. Em eventos do Circuito Mundial da IJF (Federação Internacional de Judô, na sigla em inglês), acumula nove ouros, oito pratas e sete bronzes.

JEB's

Os Jogos Escolares Brasileiros ocorrerão entre 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, e terão provas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Desse total, nove serão seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília (DF), em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). A última edição dos JEB’s foi em 2004.


Com informações do Ministério da Cidadania