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Você está aqui: Página Inicial Notícias Cidadania e Assistência Social 2022 05 Plataforma gov.br oferece cerca de 4.900 serviços digitais para os cidadãos
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Notícias

Governo Digital

Plataforma gov.br oferece cerca de 4.900 serviços digitais para os cidadãos

Ao todo, 75% dos serviços públicos já estão digitalizados na plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão
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Publicado em 13/05/2022 18h02 Atualizado em 31/10/2022 14h41

O Governo Federal já disponibiliza mais de 4.900 serviços públicos por meio da plataforma de relacionamento do Estado com o cidadão, o gov.br. Entre os serviços, estão, por exemplo, o acesso aos sistemas da Receita Federal, a Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física, as carteiras digitais de Trânsito e de Trabalho, além do certificado de vacinação, entre tantos outros.

O gov.br é desenvolvido em parceria pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Especial de Comunicação do Ministério das Comunicações e do Serpro.

“O gov.br combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando a melhoria estrutural da Administração Pública”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Caio Mario Paes de Andrade.

Plataforma gov.br

O gov.br unifica os canais digitais do Governo Federal. Por meio de login com CPF e senha, o cidadão tem acesso a centenas de serviços e documentos. Os níveis de segurança do acesso ao gov.br, que é gratuito, dependem do grau de validação dos dados da pessoa. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, como em bases da Justiça Eleitoral, por exemplo, maior o nível da conta.

Nível bronze: é a conta criada pelo usuário com o preenchimento do cadastro via formulário on-line para validação dos dados na Receita Federal ou INSS.

Nível prata: quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência de sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um dos nove bancos credenciados - Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Sicoob, BRB, Banrisul, Santander e Agibank.

Nível ouro: quando a pessoa faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou faz a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Saiba mais sobre o gov.br

Sobre o Serpro

Empresa pública do governo federal, o Serpro informa que investe entre R$ 300 e R$ 400 milhões por ano em equipamentos de tecnologia e inovação. Só o parque tecnológico responsável pela manutenção das informações é avaliado em mais de R$ 1 bilhão. O resultado é a oferta de serviços pela internet que diminuem a burocracia, proporcionam economia e poupam tempo dos cidadãos.

Um dos focos do Governo Federal é investir em serviços pelo celular. Cerca de 103 milhões de brasileiros que acessam os serviços da plataforma gov.br fazem isso por meio de aparelhos celulares, segundo o Serpro. Um novo serviço que será disponibilizado aos cidadãos será o Embarque Mais Seguro, que permitirá o acesso de passageiros às plataformas dos aeroportos por reconhecimento biométrico.

Além do Governo Federal, o Serpro atende também empresas privadas. Para isso, são 7.800 funcionários técnicos espalhados por 11 estados. A receita da estatal é de cerca de R$ 3,5 bilhões por ano.

Saiba mais:

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Ciência e Tecnologia
Tags: Governo digitalTecnologiaSerproSistema gov.br

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